Quando professores se tornam estudantes

uma trajetória formativa para a criação de recursos educacionais abertos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63333

Resumo

Este trabalho apresenta a trajetória do curso de especialização em Mídias na Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso priorizou a formação para o uso pedagógico de tecnologias digitais no contexto de atuação dos professores e o desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REA) encerrou esse processo formativo. O objetivo deste texto é discutir a trajetória formativa, problematizando o processo de criação do REA. Foram analisados relatórios de 207 estudantes concluintes. Optamos pela metodologia da Análise de Conteúdo, utilizando o software NVivo para mapeamento, classificação e categorização das fontes. A pesquisa indica que a proposta de criação de REA no âmbito do Trabalho Final de Curso (TFC) trouxe certo desconforto para os estudantes mediante as dificuldades encontradas. Por outro, lado oportunizou e estimulou a criatividade e a articulação de conteúdos com suas possibilidades didáticas de apresentação em diversos tipos de mídia. Além disso, a proposta trouxe um importante desdobramento da ação de extensão, tendo em vista que o TFC resultou na produção de mais de duzentos REA, estimulando a cultura da colaboração, compartilhamento e remix na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiani Damm Tonetto Riedner, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, daiani.riedner@ufms.br

E-mail: daiani.riedner@ufms.br
Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1474-5102
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Graduação em Pedagogia (UFMS). Mestrado em Educação (UFMS) e Doutorado em
Educação (PUC-Rio). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Formação
Docente (Edutec/UFMS). Chefe da Divisão de Educação a Distância da SEAD/UFMS
(Gestão 2017-2020). Coordenadora Adjunta UAB/UFMS (Gestão 2019-2020). Embaixadora
de REA da CAPES na UFMS. Google Innovator.

Bruna Damiana Heinsfeld, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, brunadamiana@gmail.com

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante dos Grupos de Pesquisa Formação Docente e Tecnologias (ForTec/PUC-Rio) e Educação, Tecnologias e Formação Docente (EduTec/UFMS).

Downloads

Publicado

11-05-2020

Como Citar

RIEDNER, D. D. T.; HEINSFELD, B. D. . Quando professores se tornam estudantes: uma trajetória formativa para a criação de recursos educacionais abertos. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63333. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63333. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos