Quando professores se tornam estudantes

uma trajetória formativa para a criação de recursos educacionais abertos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63333

Résumé

Este trabalho apresenta a trajetória do curso de especialização em Mídias na Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso priorizou a formação para o uso pedagógico de tecnologias digitais no contexto de atuação dos professores e o desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REA) encerrou esse processo formativo. O objetivo deste texto é discutir a trajetória formativa, problematizando o processo de criação do REA. Foram analisados relatórios de 207 estudantes concluintes. Optamos pela metodologia da Análise de Conteúdo, utilizando o software NVivo para mapeamento, classificação e categorização das fontes. A pesquisa indica que a proposta de criação de REA no âmbito do Trabalho Final de Curso (TFC) trouxe certo desconforto para os estudantes mediante as dificuldades encontradas. Por outro, lado oportunizou e estimulou a criatividade e a articulação de conteúdos com suas possibilidades didáticas de apresentação em diversos tipos de mídia. Além disso, a proposta trouxe um importante desdobramento da ação de extensão, tendo em vista que o TFC resultou na produção de mais de duzentos REA, estimulando a cultura da colaboração, compartilhamento e remix na educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Daiani Damm Tonetto Riedner, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, daiani.riedner@ufms.br

E-mail: daiani.riedner@ufms.br
Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1474-5102
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Graduação em Pedagogia (UFMS). Mestrado em Educação (UFMS) e Doutorado em
Educação (PUC-Rio). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Formação
Docente (Edutec/UFMS). Chefe da Divisão de Educação a Distância da SEAD/UFMS
(Gestão 2017-2020). Coordenadora Adjunta UAB/UFMS (Gestão 2019-2020). Embaixadora
de REA da CAPES na UFMS. Google Innovator.

Bruna Damiana Heinsfeld, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, brunadamiana@gmail.com

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante dos Grupos de Pesquisa Formação Docente e Tecnologias (ForTec/PUC-Rio) e Educação, Tecnologias e Formação Docente (EduTec/UFMS).

Téléchargements

Publié-e

2020-05-11

Comment citer

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; HEINSFELD, Bruna Damiana. Quando professores se tornam estudantes: uma trajetória formativa para a criação de recursos educacionais abertos. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63333. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63333. Acesso em: 5 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos