Quando professores se tornam estudantes
uma trajetória formativa para a criação de recursos educacionais abertos
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63333Resumo
Este trabalho apresenta a trajetória do curso de especialização em Mídias na Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso priorizou a formação para o uso pedagógico de tecnologias digitais no contexto de atuação dos professores e o desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REA) encerrou esse processo formativo. O objetivo deste texto é discutir a trajetória formativa, problematizando o processo de criação do REA. Foram analisados relatórios de 207 estudantes concluintes. Optamos pela metodologia da Análise de Conteúdo, utilizando o software NVivo para mapeamento, classificação e categorização das fontes. A pesquisa indica que a proposta de criação de REA no âmbito do Trabalho Final de Curso (TFC) trouxe certo desconforto para os estudantes mediante as dificuldades encontradas. Por outro, lado oportunizou e estimulou a criatividade e a articulação de conteúdos com suas possibilidades didáticas de apresentação em diversos tipos de mídia. Além disso, a proposta trouxe um importante desdobramento da ação de extensão, tendo em vista que o TFC resultou na produção de mais de duzentos REA, estimulando a cultura da colaboração, compartilhamento e remix na educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.