Perspectiva social e abordagem crítica dos multiletramentos na cibercultura

Resumo

Este artigo tem como objetivos compreender os princípios teóricos da perspectiva social e da abordagem crítica dos letramentos pelo viés do modelo ideológico proposto por Street (2014), além de refletir sobre as perspectivas e os desafios dos multiletramentos na cibercultura. O estudo teórico representa o esforço de apontar os elementos constitutivos dos multiletramentos na cultura contemporânea: práticas sociais, eventos de letramentos e práticas comunicativas e suas linguagens, dialogando com práticas ciberculturais na universidade. O estudo mostra que o caráter múltiplo, heterogêneo e multifacetado dos multiletramentos na cibercultura institui práticas sociais e educativas que se relacionam com cultura, poder e discurso, convergindo diversas potencialidades para o desenvolvimento de conhecimentos e saberes críticos.

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Biografia do Autor

Dulce Márcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), Universidade Aberta do Brasil e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) do Centro de Ciências da Educação (CED). Líder do Grupo de Pesquisa EDUMÍDIA: Educação, Comunicação e Mídias no CNPq. Graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado, Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina.

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Titular-livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGDUC) e do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ (PROPED). Mestre, Doutora e Pós-doutora em Educação. Professora convidada no Mestrado em Pedagogia do e-learning UAb PT. Líder do grupo de Pesquisa Docência Cibercultura (PpDOC/UFRRJ).

Publicado
08-05-2020
Como Citar
Fernandes, T., Cruz, D. M., & Santos, E. (2020). Perspectiva social e abordagem crítica dos multiletramentos na cibercultura. Revista UFG, 20(26). https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63266
Seção
Artigos