Perspectiva social y el enfoque crítico de los multiletramentos en ciberultura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63266

Resumen

Este artículo tiene como objetivo comprender los princi-pios teóricos de la perspectiva social y el enfoque crítico de las al-fabetizaciones a través del modelo ideológico propuesto por Street(2014), además de reflexionar sobre las perspectivas y los desafí-os de los multiletramentos en la cibercultura. El estudio teórico representa el esfuerzo por señalar los elementos constitutivos de los multiletramentos en la cultura contemporánea: prácticas sociales, eventos de alfabetización y prácticas comunicativas y sus idiomas, dialogando con las prácticas ciberculturales en la universidad. El es-tudio muestra que el carácter múltiple, heterogéneo y multifacético de los multiletramentos en cibercultura establece prácticas sociales y educativas que se relacionan con la cultura, el poder y el discurso, convergiendo diferentes potencialidades para el desarrollo del co-nocimientos críticos y el conocimientos.

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Biografía del autor/a

Terezinha Fernandes Martins de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, terezinha.ufmt@gmail.com

Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Brasil. Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) 2020-2021. Doutora em Educação pela UFSC (2012/2016) com Doutoramento Sanduíche na Universidade Aberta (UAb), Portugal (2014/2015). Bolsista Prodoutoral Docente Capes (2012/2013 e 2016) e Bolsista Doutorado SWE CNPq-Ciência sem Fronteiras (2014/2015). Mestre em Educação pela UFMT (2006). Especialista em Formação de Orientadores para EaD pela UFMT (2002) e em Psicopedagogia (2000). Licenciada em Pedagogia (1997). Atua na docência na graduação presencial do Instituto de Educação/UFMT nas áreas de Linguagens (Alfabetização, Letramentos e Literatura Infantil); na graduação a distância no NEAD/UFMT nas disciplinas de Introdução a EaD, Seminário Integrador, Práticas Pedagógicas e Ensino Estágio e Múltiplas Linguagens e no Programa de Pós-graduação em Educação/UFMT, na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, nas disciplinas de Pesquisa em Educação I e II, Seminário Temático e Seminário Avançado. Realiza pesquisas no âmbito da Cultura Digital-Cibercultura na Educação (EaD, online e híbrida), Tecnologias Digitais na Educação, Letramentos Digitais, Multiletramentos e Ciberfeminismos. Atua como pesquisadora no projeto de pesquisa interinstitucional "Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão", coordenada pela UFG. É Membro dos Grupos de Pesquisa Edumída/UFSC; Lêtece/UFMT e Gpdoc/UFRRJ.

Dulce Márcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, dulce.marcia@gmail.com

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), Universidade Aberta do Brasil e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) do Centro de Ciências da Educação (CED). Líder do Grupo de Pesquisa EDUMÍDIA: Educação, Comunicação e Mídias no CNPq. Graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado, Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina.

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, edmea.baiana@gmail.com

Professora Titular-livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGDUC) e do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ (PROPED). Mestre, Doutora e Pós-doutora em Educação. Professora convidada no Mestrado em Pedagogia do e-learning UAb PT. Líder do grupo de Pesquisa Docência Cibercultura (PpDOC/UFRRJ).

Publicado

2020-05-08

Cómo citar

SOUZA, T. F. M. de .; CRUZ, D. M.; SANTOS, E. Perspectiva social y el enfoque crítico de los multiletramentos en ciberultura. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63266. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63266. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos