Imaginar o feminino

pesquisa, problema e método para a extensão na filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63313

Resumo

Resumo: Este artigo visa analisar e discutir práticas extensionistas no âmbito da filosofia. Para isso, considera aspectos significativos do projeto e da realização do encontro "Silêncio, silenciamento e escrita feminina", realizado durante a Semana Universitária da UnB de 2017. O artigo descreve os pressupostos teóricos subjacentes às atividades que o grupo de pesquisa propôs para o encontro, ilustrando os significados do tema em pauta e discutindo abordagens filosóficas relativas à questão das mulheres, que podem ser implementadas de modo efetivo no contexto da extensão. A iniciativa visou enfatizar o potencial formativo de extensão como processo dialético de mediação, no qual os participantes das atividades são considerados como agentes sociais e culturais. Além disso, discutindo as imagens do feminino na filosofia, ou seja, imagens das mulheres não só como objeto (como questão filosófica), mas também especialmente como sujeitos que fazem filosofia, o evento teve como objetivo dar voz a essas mulheres, como promotoras de conhecimento e protagonistas ativas na comunidade acadêmica e na sociedade.

Palavras-chave: Imaginário. Feminismo, Filosofia, Extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedetta Bisol, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, bisol@unb.br

Doutora em Filosofia para a Ludwig-Maximilians Universitaet (Munique, Alemanha), Professora adjunta de Filosofia da Educação - UnB e-mail bisol@unb.br

Priscila Rufinoni, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, rufinoni@unb.br

Doutora em Filosofia - USP. Professora adjunta de Filosofia - UnB.

Gigliola Mendes, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, rufinoni@unb.br

Mestre em Filosofia pela Universidade de Uberlândia, doutoranda em Filosofia pela UnB, professora da Secretaria do Governo do Distrito Federal (GDF).

Ana Paula Lopes, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, ana.buckethead@gmail.com

Graduanda em Filosofia pela UnB. Trabalha atualmente com produção audiovisual e jogos interativos para o ensino de Filosofia.

Downloads

Publicado

12-05-2020

Como Citar

BISOL, B.; RUFINONI, P.; MENDES, G.; LOPES, A. P. Imaginar o feminino: pesquisa, problema e método para a extensão na filosofia. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63313. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63313. Acesso em: 8 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos