É fato ou é fake?
Notícias falsas e pós-verdade no ensino de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65943Resumo
As profundas mudanças nos modos de interação e de reconstrução de conhecimentos na chamada era da pós-verdade têm respondido pela disseminação em massa das notícias falsas, as famosas fake news. Um cenário que imprime ainda maior relevância ao trabalho com essas notícias, nas aulas de línguas na educação básica, a partir de gêneros discursivos que encarnam essa prática. Neste trabalho, discutimos o modo como a coleção de Livros Didáticos de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, da Coleção utilizada na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, aborda a temática das fake news, amparando-nos em trabalhos sobre esse fenômeno na condição da pós-verdade e em estudos sobre letramentos críticos. As análises revelam uma abordagem superficial sobre o tema, pouco engajada com os letramentos críticos e com o desenvolvimento de agência transformadora sobre problemáticas sociais e opressoras, como as decorrentes da partilha de informações fabricadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.