Es falso o hecho?

noticias falsas y post-verdad en la enseñanza de la lengua portuguesa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65943

Resumen

Los profundos cambios en los modos de interacción y reconstrucción del conocimiento en la llamada era de la posver-dad han sido responsables por la difusión masiva de fake news, las famosas noticias falsas. Un escenario que le da aún más relevancia al trabajo con esta noticia, en las clases de idiomas de la educación básica, a partir de géneros discursivos que encarnan esta práctica. En este artículo se discute cómo la colección de Libros Didácticos de Lengua Portuguesa para los últimos años de Educación Prima-ria, de la Colección utilizada en la Red de Educación Municipal de Campo Grande/MS, aborda el tema de las fake news, apoyándonos en trabajos sobre el fenómeno en la condición de posverdad y en estudios sobre literacidad crítica. Los análisis revelan un enfoque superficial sobre el tema, poco comprometido con el desarrollo crítico y el avance de una agencia transformadora de problemas sociales y opresivos, como los que resultan del intercambio de in-formación fabricada.

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Biografía del autor/a

Patrícia Graciela Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso Do Sul, Brasil, patrigraciro@gmail.com

Possui graduação em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2003), Pós-Graduação/Especialização em ensino/Aprendizagem de Línguas-Espanhol pela UNIJUI-RS (2005), Mestrado em Linguística (bolsista CNPq - 2008) pela UFSC na área de Variação Linguística e Ensino e Doutorado na mesma área e instituição. Tem experiência em docência na Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina no Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola. Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da UFMS/Campo Grande-MS atuando como colaboradora no Mestrado em Estudos de Linguagens e como professora de Língua Portuguesa, Linguística e Práticas de Ensino nos cursos de Letras Português/Espanhol (EaD e presencial) da FAALC e na Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Nesse momento faz estágio pós-doutoral na UAM (México) na área de Políticas Linguísticas sob supervisão do Prof Dr Rainer Enrique Hamel.

Fabiana Biondo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso Do Sul, Brasil, fabibiondo@gmail.com

Fabiana Biondo é professora adjunta da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande-MS, atuando nos Cursos de Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) - linha de pesquisa Linguagens, Identidades e Ensino. Graduada e Mestra em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo (USP), sobre redes sociais, feminismo e diversidade, sob perspectiva dos letramentos críticos. Coordena o grupo de pesquisas CNPq Práticas de letramento multi/hipermidiáticas (UFMS) e participa do GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da ANPOLL. Atua na Linguística Aplicada, principalmente com os temas letramentos hipermidiáticos/críticos; redes sociais; linguagens, cultura e identidade; gênero e sexualidade; feminismo e/na Linguística Aplicada.

Publicado

2020-12-18

Cómo citar

ROCHA, P. G.; BIONDO, F. Es falso o hecho? : noticias falsas y post-verdad en la enseñanza de la lengua portuguesa. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.65943. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/65943. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê: o discurso anti-ciência nas redes sociais na internet