Educação em saúde para estudantes sobre câncer de mama

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66268

Resumo

O câncer de mama é um problema de saúde pública, sendo o segundo tipo de câncer mais comum e frequente em mulheres. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de preparar estudantes do curso técnico em enfermagem de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para se tornarem facilitadores no processo de educação em saúde na prevenção do câncer de mama. Trata-se de relato de experiência sobre ação de educação em saúde com o tema câncer de mama. A ação de educação em saúde foi visualizada positivamente pelos estudantes, no sentido de crescimento acadêmico e profissional, pois aproximou-os do assunto e possibilitou refletir sobre a importância de serem agentes promotores de saúde e de prevenção de agravos nas suas atuações profissionais. Já a comunidade, ganhou empoderamento para reconhecer precocemente alterações nas mamas, conscientização sobre a importância de hábitos e estilos saudáveis de vida e realização da mamografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Alonso Reis Mairink, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Muzambinho, Minas Gerais, Brasil, apareis@bol.com.br

Doutora em Ciências pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

Professora EBTT do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais: IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho

 

Clícia Valim Côrtes Gradim, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, cliciagradim@gmail.com

Doutorado e Pós Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

Professora Visitante do Programa de Pós Graduação em Enfermagem. João Pessoa/PB: Universidade Federal da Paraíba

 

Marislei Sanches Panobianco, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, marislei@eerp.usp.br

Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pelo Programa de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP.

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

31-12-2020

Como Citar

MAIRINK, A. P. A. R.; GRADIM, C. V. C. .; PANOBIANCO, M. S. . Educação em saúde para estudantes sobre câncer de mama: relato de experiência. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.66268. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66268. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos