A educação e a justiça social na superação das desigualdades sociais
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64904Resumo
Para expressar o reconhecimento da importância da Educação no processo de superação de violências e na prevenção do abuso de drogas, este artigo apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, advindo de um Curso de Extensão “A prevenção como princípio para o enfrentamento do abuso de drogas”, da Universidade Federal do Paraná, no segundo semestre/2016. Tem como metodologia, a coleta de dados por meio das palavras evocadas e, como análise dos dados, as expressões que foram mais evidentes. Para a discussão, no contexto social e educacional, amplia-se o olhar para o âmbito da Educação Preventiva Integral, ligando-a a educação transformadora na perspectiva de Paulo Freire (1987; 1997; 2000). Acredita-se que pensar por esta ótica aumenta-se a chance concreta de uma realidade educativa melhor por meio de uma educação transformadora, implicando em ações preventivas, em favor, além da prevenção do abuso de drogas, da compreensão do ser humano e da minimização das desigualdades e vulnerabilidades sociais, em especial aquelas ligadas ao âmbito escolar, à infância e a adolescência.
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