A educação e a justiça social na superação das desigualdades sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64904

Resumo

Para expressar o reconhecimento da importância da Educação no processo de superação de violências e na prevenção do abuso de drogas, este artigo apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, advindo de um Curso de Extensão “A prevenção como princípio para o enfrentamento do abuso de drogas”, da Universidade Federal do Paraná, no segundo semestre/2016. Tem como metodologia, a coleta de dados por meio das palavras evocadas e, como análise dos dados, as expressões que foram mais evidentes. Para a discussão, no contexto social e educacional, amplia-se o olhar para o âmbito da Educação Preventiva Integral, ligando-a a educação transformadora na perspectiva de Paulo Freire (1987; 1997; 2000). Acredita-se que pensar por esta ótica aumenta-se a chance concreta de uma realidade educativa melhor por meio de uma educação transformadora, implicando em ações preventivas, em favor, além da prevenção do abuso de drogas, da compreensão do ser humano e da minimização das desigualdades e vulnerabilidades sociais, em especial aquelas ligadas ao âmbito escolar, à infância e a adolescência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Popenga Geraim Monteiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, mizinhadobru@yahoo.com.br

Doutoranda em Educação - Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano - pela Universidade Federal do Paraná (2018 - 2022). Mestra em Educação (2017) - Teoria e Prática de Ensino, com ênfase nas perspectivas da violência, bullying e Cultura da Paz, pela Universidade Federal do Paraná, sob orientação da professora doutora Araci Asinelli da Luz. Especialista em Neuropedagogia pelo Instituto Rhema de Educação (2015) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter (2012). Graduanda em Licenciatura em Educação Física pela UniCesumar (2021- 2025). Atuou como professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná no campus Curitiba I (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) no cursos de Licenciatura em Música e Artes Visuais e como profissional do magistério - docência I da Prefeitura Municipal de Curitiba. Participa do Grupo de Pesquisa Comunidade de Prática de Pesquisa em Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e do Grupo de Pesquisa Complexidade, coordenados pela Professora Doutora Araci Asinelli da Luz da Universidade Federal do Paraná. Colaboração ativa no NEP - Núcleo de Estudos da Paz de Londrina, na coordenação e construção de cursos sobre a Educação para a Paz e no COMPAZ - Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina. Tem experiência na área de Educação como professora do Ensino Superior e do Ensino Fundamental I e possui conhecimentos nas áreas de LIBRAS e Língua Inglesa.

Tatiane Delurdes de Lima-Berton, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, tati8lima@gmail.com

Doutoranda em Educação (2018-2021) e Mestre em Educação (2015-2017) junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná na Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, sob orientação da Professora Doutora Araci Asinelli da Luz. Graduada em Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Oeste (UNICENTRO) (2018-2020). Especialista em Educação Integral Transformadora pela Faculdade Vicentina e Associação Gente de Bem, com patrocínio da Embaixada da Finlândia (2015-2017). Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - pela Faculdade Cenecista de Campo Largo - FACECLA (Bolsista PROUNI) - voltado à formação de professores para o exercício das funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e também para a docência da Educação de Jovens e Adultos e Gestão Educacional (2010-2014). Concluinte do Curso de Formação de Docentes (2007- 2010) para Educação Infantil e Ensino Fundamental - Séries Iniciais. Foi vinculada profissionalmente à Prefeitura Municipal de Campo Largo, estatutária, exercendo o cargo de Educadora Social (2011-2018), atuando com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Participação ativa no Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano da Universidade Federal do Paraná; participação ativa na Comunidade de Prática de Pesquisa em Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano coordenado pela Professora Doutora Araci Asinelli da Luz da Universidade Federal do Paraná e no Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social (NEPS) da Universidade Federal do Paraná, com temática em Pedagogia Social e pesquisa coordenado pelas Professoras Doutoras Evelcy Monteiro Machado e Araci Asinelli da Luz. Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Social, Pedagogia Social e Educação Preventiva Integral.

Alessandra de Paula Pereira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, aledepaula.p@gmail.com

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná na Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (2019-2023). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná na Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (2016-2018), sob orientação da Professora Doutora Araci Asinelli da Luz. Pós-graduada em Gestão da Educação e Políticas Públicas Educacionais (2019) e Pós-Graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Graduação em Psicologia pela Faculdade FACEL (2014). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2013) e Letras - Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Participante do grupo Comunidade de Prática de Pesquisa em Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano coordenado pela Professora Doutora Araci Asinelli da Luz e do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social (NEPS) coordenado pelas Professoras Doutoras Evelcy Monteiro Machado e Araci Asinelli da Luz, ambos .da Universidade Federal do Paraná. Participante do grupo de implantação do Observatório Social de Saúde em Instituições Prisionais e Justiça Criminal do Estado do Paraná. Fui estagiária de Pós-Graduação na Escola de Servidores da Justiça Estadual do Paraná ESEJE - TJPR, auxiliando a gestão pedagógica e atuando como tutora nos cursos de formação e aperfeiçoamento. Interesse em Pesquisas relacionadas a Desenvolvimento Humano. Questões de Direito e Violência contra crianças e Adolescentes e Direitos Humanos.

Araci Asinelli-Luz, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, araciasinelli@gmail.com

Possui graduação em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Tem especialização em Ensino de Ciências, em Psicodrama Pedagógico e em Prevenção da Violência Doméstica contra criança e adolescente. Atualmente é professor associado 4 junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em prevenção do abuso de drogas, gênero e sexualidade, prevenção da violência contra a criança e o adolescente, educação socioambiental, educação em direitos humanos e cultura da paz. Atua na formação inicial e continuada de professores. Membro do PRONEA e da Comissão Nacional do PNLD pela SBPC e ex-secretária regional da SBPC no Paraná por três gestões; foi membro do Conselho e do GT Educação da SBPC. Foi membro da Comissão da Infância e da Adolescência da OABPR(2011-2012) ; foi membro do Conselho Curador da Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias; é membro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, pela UFPR. É pesquisadora na linha da cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano,do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da UFPR, orientando teses e dissertações na sub-linha Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional) . Participa dos seguintes Núcleos e Grupos de Pesquisa: Educação, Ambiente e Sociedade (NEAS); Diversidades e Educação; Núcleo Interinstitucional de Enfrentamento das Dependências Químicas da UFPR- NIED; Núcleo de Estudos de Pedagogia Social da UFPR - NEPS e Pedagogia, Educação e Complexidade. Representante da UFPR no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil. 

Downloads

Publicado

06-10-2020

Como Citar

MONTEIRO, M. P. G.; LIMA-BERTON, T. D. de; PEREIRA, A. de P. .; ASINELLI-LUZ, A. . A educação e a justiça social na superação das desigualdades sociais. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.64904. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/64904. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos