⠀ Educación y Justicia Social en Superar Desigualdades Sociales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.64904

Resumen

Para expresar el reconocimiento de la importancia de la educación en el proceso de superación de la violencia y en la pre-vención del abuso de drogas, este artículo presenta una investiga-ción cualitativa, proveniente de un curso de extensión “La preven-ción como principio para hacer frente al abuso de drogas”, de la Universidad Federal de Paraná, en el segundo semestre de 2016. Su metodología es la recopilación de datos a través de las palabras evocadas y, como análisis de datos, las expresiones más eviden-tes. Para la discusión, en el contexto social y educativo, se amplía la perspectiva de la Educación Preventiva Integral, vinculándola con la educación transformadora en la perspectiva de Paulo Freire (1987; 1997; 2000). Se cree que pensar desde esta perspectiva au-menta las posibilidades concretas de una mejor realidad educativa a través de una educación transformadora, lo que implica acciones preventivas a favor, además de la prevención del abuso de dro-gas, la comprensión humana y la minimización de desigualdades y vulnerabilidades sociales, especialmente las relacionadas con la escuela, la infancia y la adolescencia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michelle Popenga Geraim Monteiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, mizinhadobru@yahoo.com.br

Doutoranda em Educação - Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano - pela Universidade Federal do Paraná (2018 - 2022). Mestra em Educação (2017) - Teoria e Prática de Ensino, com ênfase nas perspectivas da violência, bullying e Cultura da Paz, pela Universidade Federal do Paraná, sob orientação da professora doutora Araci Asinelli da Luz. Especialista em Neuropedagogia pelo Instituto Rhema de Educação (2015) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter (2012). Graduanda em Licenciatura em Educação Física pela UniCesumar (2021- 2025). Atuou como professora colaboradora da Universidade Estadual do Paraná no campus Curitiba I (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) no cursos de Licenciatura em Música e Artes Visuais e como profissional do magistério - docência I da Prefeitura Municipal de Curitiba. Participa do Grupo de Pesquisa Comunidade de Prática de Pesquisa em Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e do Grupo de Pesquisa Complexidade, coordenados pela Professora Doutora Araci Asinelli da Luz da Universidade Federal do Paraná. Colaboração ativa no NEP - Núcleo de Estudos da Paz de Londrina, na coordenação e construção de cursos sobre a Educação para a Paz e no COMPAZ - Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina. Tem experiência na área de Educação como professora do Ensino Superior e do Ensino Fundamental I e possui conhecimentos nas áreas de LIBRAS e Língua Inglesa.

Tatiane Delurdes de Lima-Berton, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, tati8lima@gmail.com

Doutoranda em Educação (2018-2021) e Mestre em Educação (2015-2017) junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná na Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, sob orientação da Professora Doutora Araci Asinelli da Luz. Graduada em Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Oeste (UNICENTRO) (2018-2020). Especialista em Educação Integral Transformadora pela Faculdade Vicentina e Associação Gente de Bem, com patrocínio da Embaixada da Finlândia (2015-2017). Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - pela Faculdade Cenecista de Campo Largo - FACECLA (Bolsista PROUNI) - voltado à formação de professores para o exercício das funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e também para a docência da Educação de Jovens e Adultos e Gestão Educacional (2010-2014). Concluinte do Curso de Formação de Docentes (2007- 2010) para Educação Infantil e Ensino Fundamental - Séries Iniciais. Foi vinculada profissionalmente à Prefeitura Municipal de Campo Largo, estatutária, exercendo o cargo de Educadora Social (2011-2018), atuando com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Participação ativa no Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano da Universidade Federal do Paraná; participação ativa na Comunidade de Prática de Pesquisa em Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano coordenado pela Professora Doutora Araci Asinelli da Luz da Universidade Federal do Paraná e no Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social (NEPS) da Universidade Federal do Paraná, com temática em Pedagogia Social e pesquisa coordenado pelas Professoras Doutoras Evelcy Monteiro Machado e Araci Asinelli da Luz. Possui experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Social, Pedagogia Social e Educação Preventiva Integral.

Alessandra de Paula Pereira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, aledepaula.p@gmail.com

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná na Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (2019-2023). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná na Linha Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (2016-2018), sob orientação da Professora Doutora Araci Asinelli da Luz. Pós-graduada em Gestão da Educação e Políticas Públicas Educacionais (2019) e Pós-Graduanda em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Graduação em Psicologia pela Faculdade FACEL (2014). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2013) e Letras - Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Participante do grupo Comunidade de Prática de Pesquisa em Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano coordenado pela Professora Doutora Araci Asinelli da Luz e do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Estudos de Pedagogia Social (NEPS) coordenado pelas Professoras Doutoras Evelcy Monteiro Machado e Araci Asinelli da Luz, ambos .da Universidade Federal do Paraná. Participante do grupo de implantação do Observatório Social de Saúde em Instituições Prisionais e Justiça Criminal do Estado do Paraná. Fui estagiária de Pós-Graduação na Escola de Servidores da Justiça Estadual do Paraná ESEJE - TJPR, auxiliando a gestão pedagógica e atuando como tutora nos cursos de formação e aperfeiçoamento. Interesse em Pesquisas relacionadas a Desenvolvimento Humano. Questões de Direito e Violência contra crianças e Adolescentes e Direitos Humanos.

Araci Asinelli-Luz, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, araciasinelli@gmail.com

Possui graduação em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Tem especialização em Ensino de Ciências, em Psicodrama Pedagógico e em Prevenção da Violência Doméstica contra criança e adolescente. Atualmente é professor associado 4 junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em prevenção do abuso de drogas, gênero e sexualidade, prevenção da violência contra a criança e o adolescente, educação socioambiental, educação em direitos humanos e cultura da paz. Atua na formação inicial e continuada de professores. Membro do PRONEA e da Comissão Nacional do PNLD pela SBPC e ex-secretária regional da SBPC no Paraná por três gestões; foi membro do Conselho e do GT Educação da SBPC. Foi membro da Comissão da Infância e da Adolescência da OABPR(2011-2012) ; foi membro do Conselho Curador da Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias; é membro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, pela UFPR. É pesquisadora na linha da cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano,do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da UFPR, orientando teses e dissertações na sub-linha Educação Preventiva Integral e Desenvolvimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação Teoria e Prática de Ensino (Mestrado Profissional) . Participa dos seguintes Núcleos e Grupos de Pesquisa: Educação, Ambiente e Sociedade (NEAS); Diversidades e Educação; Núcleo Interinstitucional de Enfrentamento das Dependências Químicas da UFPR- NIED; Núcleo de Estudos de Pedagogia Social da UFPR - NEPS e Pedagogia, Educação e Complexidade. Representante da UFPR no Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil. 

Publicado

2020-10-06

Cómo citar

MONTEIRO, M. P. G.; LIMA-BERTON, T. D. de; PEREIRA, A. de P. .; ASINELLI-LUZ, A. . ⠀ Educación y Justicia Social en Superar Desigualdades Sociales. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.64904. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/64904. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos