Jornal escolar e compromisso social em tempos pandêmicos a experiência do Projeto Folha CEFET

Autores

  • Andreza Barboza Nora Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, andrezanora@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-3912-9851
  • Ana Letícia Couto Araujo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, ana.araujo@cefet-rj.br https://orcid.org/0000-0003-4182-1940

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66644

Resumo

O Folha Cefet é um jornal escolar que há cinco anos funciona como um projeto de extensão intercampi do Cefet/RJ. No presente trabalho, discorremos a respeito da confecção de uma edição especial do Folha Cefet – integralmente desenvolvida de forma remota – cuja linha editorial buscou contemplar a temática do enfrentamento da pandemia da Covid-19. Além de relatarmos todas as etapas de produção da edição, apresentamos, nos resultados, a avaliação dos estudantes participantes acerca do material veiculado e da própria atuação na realização das atividades. Também enfatizamos que a participação dos alunos nesse projeto de letramento possibilitou a inserção dos mesmos em práticas mediadas pela leitura e pela escrita por meio de uma rede de ações colaborativas e coletivas. Por fim, destacamos que o Folha Cefet não é somente um veículo midiático construído por estudantes e outros participantes da comunidade escolar, mas também um instrumento de ensino-aprendizagem e formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Barboza Nora, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, andrezanora@hotmail.com

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Letras pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciada em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ). Teve sua pesquisa de Mestrado financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atualmente é Docente de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do CEFET-RJ. Tem interesse em políticas linguísticas; contextos educacionais bi/multilíngues e minorias linguísticas.

Ana Letícia Couto Araujo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, ana.araujo@cefet-rj.br

Especialista em Saberes e Práticas da Educação Básica/Alfabetização, Leitura e Escrita (UFRJ)

Pedagoga do CEFET/RJ (campus Maracanã)

Downloads

Publicado

2020-12-07

Como Citar

NORA, A. B. .; ARAUJO, A. L. C. . Jornal escolar e compromisso social em tempos pandêmicos a experiência do Projeto Folha CEFET. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.66644. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66644. Acesso em: 8 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Enfrentamento da Pandemia COVID-19 e as Ações de Extensão e Cultura