Saúde mental em pessoas surdas
melhorando a alfabetização por meio da colaboração entre a comunidade surda e ouvinte
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.67079Resumo
Este artigo explora o processo pelo qual as conclusões de
um estudo de doutorado se tornaram o ímpeto para o desenvolvimento
de um Comitê de Saúde Mental para Surdos e dois eventos
comunitários com o objetivo de melhorar a alfabetização em saúde
mental da comunidade Surda em uma grande cidade metropolitana
no centro do Canadá. O autor, um profissional da audição e professor
universitário, prestou serviços de aconselhamento profissional a
clientes, incluindo surdos e deficientes auditivos, e conduziu diversos
estudos na comunidade de surdos. Seu estudo de doutorado relatou
a experiência e as narrativas de uma amostra de adultos surdos
com diagnóstico de transtorno depressivo maior. As narrativas dos
participantes destacaram lacunas na compreensão da saúde mental
e da doença mental. A meta de aumentar a alfabetização em saúde
mental na comunidade Surda desenvolveu-se no estabelecimento de
um Comitê de Saúde Mental para Surdos. Este artigo apresenta os
sucessos dessa colaboração de surdos e ouvintes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.