As tendências da educação e do trabalho na agenda internacional 2030

Autores

  • João Roberto Resende Ferreira Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis, Goiás, Brasil, joao.ferreira@ueg.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62489

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as principais características da educação e do trabalho contidas nos objetivos quatro e oito da Agenda Internacional 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, publicada em 2015. O artigo é parte dos primeiros estudos da pesquisa “Educação, trabalho e hegemonia: limites e tensões no processo de desenvolvimento do capital”, em andamento no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias, PPG-IELT, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Nele apresento como os dirigentes da Organização das Nações Unidas (ONU) estão desenvolvendo propostas do capital para a educação, o trabalho e para o desenvolvimento sustentável com o objetivo de divulgar ideias de desenvolvimento, inclusão e sustentabilidade. O conteúdo da agenda aponta para um novo tipo de formação humana e garantia de direitos no trabalho. Para seu desenvolvimento foi utilizada a pesquisa bibliográfica em documentos, como a própria Agenda 2030, e em autores como Mészáros (2007); Idalgo, Correia e Medina (2019); e Marx (2017). Este primeiro estudo aponta para a necessidade de ampliarmos as pesquisas sobre o tema, buscando revelar as contradições e os desafios que a proposta da agenda impõe sobre os países membros que a assinaram e, especificamente, sua implantação aqui no Brasil.

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Biografia do Autor

João Roberto Resende Ferreira, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Anápolis, Goiás, Brasil, joao.ferreira@ueg.br

Graduado em Pedagogia (1993), mestrado em Educação Escolar Brasileira (2001) e doutorado em Educação (2011) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO), de 2002 a 2012 e atualmente Professor Titular da Universidade Estadual de Goiás (UEG), na Cidade de Anápolis, atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Interdisciplinar de Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), coordenando-o no período de janeiro de 2018 à janeiro de 2020. Atua também no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC-UEG). Foi coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) entre 2012 à 2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais , atuando nos seguintes temas: educação trabalho e escola, políticas públicas educacionais, educação e metodologia do ensino.

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Publicado

2020-04-20

Como Citar

FERREIRA, J. R. R. As tendências da educação e do trabalho na agenda internacional 2030. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.62489. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/62489. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos