Atendimento educacional especializado sob a perspectiva do CAS/Goiânia
parâmetros para a escola regular
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66337Resumo
O presente trabalho tem como tema o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças surdas. Sua abordagem se deu a partir da seguinte inquietação: em que medida o AEE ofertado no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), situado na cidade de Goiânia-Goiás, oferece parâmetros para o AEE da escola pública regular? A fim de responder a esta inquietação, realizamos um estudo bibliográfico em Damázio (2007), Honora (2014), Quadros (2006), dentre outros, aliado a uma pesquisa empírica de cunho qualitativo, a qual objetivou analisar a performance do Atendimento Educacional Especializado ofertado no CAS/Goiânia, de forma a enunciar parâmetros de AEE para estudantes surdos nas escolas regulares. Como procedimento metodológico, foi realizada entrevista semiestruturada, direcionada às duas professoras de AEE, vinculadas ao CAS, sendo uma surda e outra ouvinte. Os resultados da pesquisa apontam que o AEE ofertado pela instituição pesquisada está de acordo com os pressupostos teóricos de estudiosos da área e oferece parâmetros para que a escola regular desenvolva o AEE para discentes surdos, levando em consideração os três momentos deste atendimento, tendo em vista a aprendizagem bilíngue das crianças surdas e, consequentemente, sua inclusão social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.