E o seu nome é Jonas
recursos visuais e textuais/verbais como crítica ao discurso oralista na educação de surdos
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66285Resumo
Este artigo propõe uma análise crítica discursiva dos recursos visuais e textuais/verbais usados em E o seu nome é Jonas (1979), filme dirigido por Richard Dick Michaels, cujo conteúdo aborda a filosofia oralista. À luz da Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001; ALMEIDA, 2008), objetivamos identificar e analisar a prática discursiva presente no longa-metragem. Para tanto, o texto aborda demarcações teóricas e metodológicas referentes ao processo educativo da pessoa surda e discute o contexto histórico das filosofias educacionais, conforme Goldfeld (2002) e Quadros (1997). Os resultados apontam para a desconstrução da filosofia oralista, amplamente defendida no final da década de 1980, no Congresso de Milão. Atestam, ainda, em consonância com Christmann (2015), Pereira (2020), dentre outros pesquisadores, que a falta de acesso do surdo às informações é provocada pela ausência de comunicação, a qual, indubitavelmente, pode ser feita por meio da língua de sinais. Além disso, essa análise ressalta a função linguística que a língua de sinais exerce na vida dos surdos, mesmo convivendo em ambientes majoritariamente compostos por pessoas ouvintes. Ou seja, quanto mais cedo a língua de sinais for inserida no seio familiar e no ambiente de educação formal da criança surda, mais êxito se verificará no desenvolvimento social e cognitivo desse sujeito surdo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista UFG utiliza a licença Creative Commons CC-BY (4.0) - Atribuição 4.0 Internacional para periódicos de acesso aberto (Open Archives Initiative - OAI) como base para a transferência de direitos.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores podem distribuir, remixar, adaptar e desenvolver sua obra, mesmo para fins comerciais, desde que dêem à UFG os devidos créditos pela criação original. Os autores podem copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
2) Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) em qualquer momento antes ou durante o processo editorial, desde que seja feita referência ao local de origem da publicação, ou seja , endereço eletrônico/referência da Revista UFG.
3) Os autores dos trabalhos publicados na Revista UFG são expressamente responsáveis por seu conteúdo.
4) Todos os trabalhos submetidos à Revista UFG que possuam imagens, fotografias, figuras em seu corpo devem vir acompanhados de termo de cessão de direitos autorais do autor, do participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com seus dados e assinatura.
Acesse o documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM aqui.