O sistema de avaliação da educação básica na ótica dos organismos internacionais
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62992Resumo
Resumo: O objetivo do artigo é a análise do Sistema de Avaliação da Educação Básica a partir da ótica dos organismos internacionais. A importância da reflexão se justifica pela convergência das avaliações com o perfil de Estado avaliador e gerencial, anunciadas como única condição para comprovar a qualidade da educação no país. A metodologia se constitui pela revisão bibliográfica e documental. O texto se organiza por dois tópicos, sendo que o primeiro trata da identificação do consenso firmado pelas orientações dos organismos internacionais para a educação dos países em desenvolvimento. O segundo, analisa como o Saeb se aproxima ou se afasta desse modelo que prioriza categorias gerenciais e meritocratas. Como resultado, espera-se expandir o debate sobre a temática no sentido de desnaturalizar a avaliação em larga escala, uma vez que esta modalidade se encontra alinhada ao perfil de mercado, com ênfase nos resultados, desconsiderando a educação como processo formativo humano.
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