O sistema de avaliação da educação básica na ótica dos organismos internacionais

Autores

  • Fernanda Cristina Zimmermann Dorne Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOSTE), Francisco Beltrão, Paraná, Brasil, dornefernanda@gmail.com
  • Sueli Ribeiro Comar Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão, Paraná, Brasil, sueli_ricomar@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62992

Resumo

Resumo: O objetivo do artigo é a análise do Sistema de Avaliação da Educação Básica a partir da ótica dos organismos internacionais. A importância da reflexão se justifica pela convergência das avaliações com o perfil de Estado avaliador e gerencial, anunciadas como única condição para comprovar a qualidade da educação no país. A metodologia se constitui pela revisão bibliográfica e documental. O texto se organiza por dois tópicos, sendo que o primeiro trata da identificação do consenso firmado pelas orientações dos organismos internacionais para a educação dos países em desenvolvimento. O segundo, analisa como o Saeb se aproxima ou se afasta desse modelo que prioriza categorias gerenciais e meritocratas. Como resultado, espera-se expandir o debate sobre a temática no sentido de desnaturalizar a avaliação em larga escala, uma vez que esta modalidade se encontra alinhada ao perfil de mercado, com ênfase nos resultados, desconsiderando a educação como processo formativo humano.

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Biografia do Autor

Fernanda Cristina Zimmermann Dorne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOSTE), Francisco Beltrão, Paraná, Brasil, dornefernanda@gmail.com

Possui graduação em Pedagogia pelo Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) campus Cascavel. Especialização em andamento Docência no Ensino Superior e Gestão Educacional pela Unicesumar, Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná ( UNIOESTE) - Campus Francisco Beltrão sob orientação da professora Dra. Sueli Ribeiro Comar. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Sociedade, Trabalho e Educação (GESTE).

Sueli Ribeiro Comar , Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão, Paraná, Brasil, sueli_ricomar@hotmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1992), Pós Graduação em Administração Escolar, Orientação e Supervisão pela UNOPAR( 2000), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Foi membro do Grupo de Pesquisa(Políticas Públicas e Organização do Trabalho na Escola -UEM) no período de maio de 2004 a fevereiro de 2007. Esteve inserida no Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas e Gestão Educacional -UEM) de 2007 a 2009. Foi Professora Colaboradora do Departamento de Teoria e Prática da Educação -UEM. de 2007 a 2009. É Professora Adjunta do CCH da Universidade Estadual do Oeste do Paraná(UNIOESTE) onde ministra a Disciplina de Política Educacional. Assessora Pedagógica da Direção. Está inserida no Grupo de Pesquisa Sociedade, Trabalho e Educação e realiza pesquisas no campo da Política Educacional, Gestão Escolar, Organização e Planejamento Escolar, Educação, Avaliação em Larga Escala, Neoliberalismo e Formação de Professores. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação com a Disciplina "Ciência, Conhecimento e Educação". Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/2016.

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Publicado

28-04-2020

Como Citar

DORNE, F. C. Z.; COMAR , S. R. O sistema de avaliação da educação básica na ótica dos organismos internacionais . Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.62992. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/62992. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos