Qualidade e Educação a Distância: reflexões e entendimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66359

Resumo

Resumo: O presente trabalho visa refletir sobre a qualidade na Educação a Distância (EaD). É parte de uma pesquisa interinstitucional da região Centro-Oeste, da qual participa a Universidade Federal de Mato Grosso. Ao destacar tal conceito, o objetivo é estabelecer entendimentos sobre o mesmo, considerando o contexto da EaD. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico, tendo por base as seguintes fontes: Portal de Teses da Europa e do Scopus. Os resultados evidenciam a necessidade de um olhar crítico, devido ao entendimento, nos trabalhos pesquisados, de que a qualidade na educação relacionar-se-ia à oferta de serviço, portanto, na perspectiva do aluno-cliente, o que aproxima a EaD das discussões sobre rentabilidade, afastando-a da compreensão do ensino-aprendizagem como processo formativo. Parte-se do pressuposto, nesta reflexão, de que é necessário maior precisão conceitual em prol de uma EaD condizente com a educação democrática e de qualidade socialmente referenciada.

Palavras-chave: Educação a Distância. Qualidade. Processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Maieski, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grasso, Brasil, alessandramaieski91@hotmail.com

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Pedagogia com Ênfase em Gestão Escolar pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade Internacional de Curitiba (UNINTER). Pós Graduada em Informática na Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudo sobre as Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação (LêTece). Pesquisadora participante do Projeto de Pesquisa: Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: regulação, qualidade e inovação em questão pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora de temas relacionados a Educação; Educação a Distância (EaD); Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); Cultura Digital; Formação de Professores; Ensino Superior e Políticas Públicas Educacionais.

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grasso, Brasil, analaracg@gmail.com

É graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco. Atuou como professora efetiva da educação básica na rede estadual de São Paulo por três anos, como professora contratada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de São José do Rio Preto e Rio Claro, como professora da Universidade Brasil, modalidade Educação a Distância (EaD). Mestre, Doutora e pós-doutora em Educação. Professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, Departamento de Ensino e Organização Escolar (DEOE). Tem experiência com pesquisas na área de Educação, com ênfase em Ensino Médio. Membro do Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação, Instituto de Educação UFMT.

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grasso, Brasil, katia.ufmt@gmail.com

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: experiências em EAD/ tecnologias, uso das tecnologias da informação e comunicação -TIC - na educação. Trabalha, atualmente, com pesquisa sobre as TDIC, com foco nos processos de interação e mediação.

Downloads

Publicado

2020-11-06

Como Citar

MAIESKI, A.; CASAGRANDE, A. L. .; ALONSO, K. M. Qualidade e Educação a Distância: reflexões e entendimentos. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.66359. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66359. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos