QUALITY AND DISTANCE EDUCATION

REFLECTIONS AND UNDERSTANDINGS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66359

Abstract

Abstract: The present work aims to reflect on the quality in distance education (EaD). It is part of an interinstitutional survey of the Central-West region, in which the Federal University of Mato Grosso participates. In highlighting this concept, the objective is to establish understandings about it, considering the context of the EAD. In order to comply with the objective outlined, a bibliographical survey was carried out, based on the following sources: Theses Portal of the Europe and Scopus. The results evidenced the need for a critical look, due to the understanding, in the studies researched, that quality in education is related to the service offer, therefore, from the perspective of the student-client, what brings the EaD closer to the discussions about profitability, moving it away from understanding teaching-learning as a formative process. It is assumed in this reflection that greater conceptual precision is needed in favor of an EDA consistent with socially referenced democratic education and quality.
Keywords: Distance Education. Quality. Teaching-learning process. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alessandra Maieski, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grasso, Brasil, alessandramaieski91@hotmail.com

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Graduada em Pedagogia com Ênfase em Gestão Escolar pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG). Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade Internacional de Curitiba (UNINTER). Pós Graduada em Informática na Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudo sobre as Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação (LêTece). Pesquisadora participante do Projeto de Pesquisa: Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: regulação, qualidade e inovação em questão pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisadora de temas relacionados a Educação; Educação a Distância (EaD); Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); Cultura Digital; Formação de Professores; Ensino Superior e Políticas Públicas Educacionais.

Ana Lara Casagrande, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grasso, Brasil, analaracg@gmail.com

É graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco. Atuou como professora efetiva da educação básica na rede estadual de São Paulo por três anos, como professora contratada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de São José do Rio Preto e Rio Claro, como professora da Universidade Brasil, modalidade Educação a Distância (EaD). Mestre, Doutora e pós-doutora em Educação. Professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, Departamento de Ensino e Organização Escolar (DEOE). Tem experiência com pesquisas na área de Educação, com ênfase em Ensino Médio. Membro do Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação, Instituto de Educação UFMT.

Kátia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grasso, Brasil, katia.ufmt@gmail.com

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTECE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: experiências em EAD/ tecnologias, uso das tecnologias da informação e comunicação -TIC - na educação. Trabalha, atualmente, com pesquisa sobre as TDIC, com foco nos processos de interação e mediação.

Published

2020-11-06

How to Cite

MAIESKI, A.; CASAGRANDE, A. L. .; ALONSO, K. M. QUALITY AND DISTANCE EDUCATION: REFLECTIONS AND UNDERSTANDINGS. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.66359. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66359. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos