Enfrentamento à Covid-19

união de esforços para combater a disseminação do vírus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66708

Resumo

A pandemia do novo coronavírus surpreendeu todo mundo com seu início abrupto e capacidade de disseminação entre as pessoas. A lavagem das mãos é uma das medidas mais eficazes para prevenir o contágio pelo SARS-CoV-2, mas nem sempre é possível em função de demandar o uso de agua e sabão. Nesse contexto, uso do álcool etílico emerge como estratégia alternativa à higienização com água e sabão pela praticidade do uso e efetividade de ação contra o vírus. Considerando o importante papel das universidades na formação de novos profissionais, engajados com melhoria das condições sociais, e seu compromisso com a comunidade em situações de vulnerabilidade, este estudo tem por objetivo relatar a experiência da Farmácia Universitária da Universidade Federal de Alfenas no desenvolvimento de uma ação de Extensão para produção, fracionamento, envase e rotulagem de álcool etílico com fins de emprego nos serviços do Sistema Único de Saúde e demais órgãos públicos destinados ao atendimento da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Aparecida Ferreira de Oliveira Marrafon, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, danielle.oliveira@unifal-mg.edu.br

Possui graduação em Farmácia, com habilitação em indústria pela Universidade José do Rosário Vellano de Alfenas - MG, especialização em Farmacologia: atualização e novas perspectivas pela Universidade Federal de lavras e atualmente é Mestranda em Ciências Aplicadas à Saúde. Atuou em oncologia, sendo Farmacêutica Responsável pela central de quimioterapia; em indústria farmacêutica, como analista da Garantia da Qualidade e foi docente no curso de Farmácia da Universidade José do Rosário Vellano. Atualmente é Farmacêutica supervisora de estágios na Farmácia Universitária da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Tem experiência em farmácia magistral, desenvolvimento de produtos, controle de qualidade e fitoterapia.

Milena Carla Espósito, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, milena.esposito@unifal-mg.edu.br

Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas, mestrado em Ciências Biológicas e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas. Atualmente é farmacêutica na Farmácia Universitária da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência nas áreas de manipulação de medicamentos e cosméticos, desenvolvimento analítico (controle de qualidade) e estudos de pré-formulação, atenção farmacêutica com ênfase em acompanhamento farmacoterapêutico e terapia floral.

Liliana Batista Vieira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, liliana.vieira@unifal-mg.edu.br

Graduada em Farmácia, com Habilitação em Fármacos e Medicamentos, pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) (2006), Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP/USP) (2009) e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) (2013). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), ministrando as disciplinas de Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar e Estágio no SUS. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Assistência Farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: dispensação de medicamentos, cuidado farmacêutico, adesão medicamentosa, tecnologia em saúde, uso racional de medicamentos e segurança do paciente.

Tiago Marques dos Reis, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil, tiago.reis@unifal-mg.edu.br

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas, mestrado em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Trabalhou como consultor técnico no Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Coordenou o Curso de Capacitação em Dispensação de Medicamentos (modalidade à distância). Foi tutor no curso de Gestão da Assistência Farmacêutica - UFSC/MS e no PET-Saúde/GraduaSUS. Atualmente, é professor adjunto na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas. Membro do Grupo de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Síntese de Evidências em Saúde. Coordenador de Projetos do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias (gestão 2019-2021). Possui experiência na área de Farmácia Clínica, Assistência Farmacêutica e Saúde Baseada em Evidências.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

MARRAFON, D. A. F. de O. .; ESPÓSITO, M. C. .; VIEIRA, L. B. .; REIS, T. M. dos . Enfrentamento à Covid-19: união de esforços para combater a disseminação do vírus. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.66708. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66708. Acesso em: 6 out. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Enfrentamento da Pandemia COVID-19 e as Ações de Extensão e Cultura