Arte, educação contemporânea e cultura visual: diálogos convergentes na mediação online

Resumo

O presente texto apresenta possibilidades apropriação e o reconhecimento do ambiente digital como “locus” privilegiado de experiências para a construção e o compartilhamento de aprendizagens delineadas pelo ensino de arte e estudos da Cultura Visual, em cursos online, no âmbito da pesquisa e extensão universitária, ofertados nos anos de 2011, 2013, 2014, 2016 e 2019. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso que está sendo desenvolvido a partir de ações implementadas pelo Programa de Extensão Arte na Escola ? Polo Goiás. Nesse processo, reconhecemos os caminhos pelos quais transitamos e destacamos três desafios que nos orientam para a continuidade e ampliação dessas ações: deslocamento, inclusão e pertencimento. Portanto, constatamos que é possível uma educação contemporânea para pensar e (re)criar práticas pedagógicas convergentes, com as dimensões pedagógica e investigativa, para a construção de conhecimento em ambientes de ensino mediados pelas TICE.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
20-04-2020
Como Citar
Santos, N. B. dos, & Cabral, V. F. B. F. (2020). Arte, educação contemporânea e cultura visual: diálogos convergentes na mediação online. Revista UFG, 20(26). https://doi.org/10.5216/revufg.v20.59632
Seção
Artigos