Inclusão dos surdos no Brasil
do oralismo ao bilinguismo
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.62052Resumo
Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica com o objetivo de apresentar uma visão panorâmica da educação dos surdos no Brasil, isto é, como a Educação Inclusiva foi e tem sido (ou não) trabalhada ao longo dos anos. Nesse contexto fez-se um breve percurso em relação à conceituação da inclusão, para, assim, discorrer e analisar acerca das políticas púbicas inclusivas da educação dos deficientes auditivos e de como tais fenômenos interferiram e/ou contribuem para a historicidade educacional dos surdos em âmbito nacional. Para tanto, lançamos mão de documentos legais e autores que desenvolvem estudos nos campos temáticos referentes ao processo de inclusão, tais como Mantoan (2003, 2006), Reis (2013), Lodi (2013), Declaração de Salamanca (1994), Plano Nacional de Educação (2001), entre outros. A análise aponta que a trajetória da educação de pessoas surdas possui historicidade repleta de lutas contra o preconceito e em prol da ratificação dos Direitos Humanos.
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