Pesquisa-formação sobre fake news numa perspectiva crítica: discurso anticiência
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65944Resumo
Resumo
Objetivamos neste escrito apresentar um recorte acerca de uma pesquisa-formação que tematizou a questão da fake news e da desinformação desenvolvida com um grupo de doze professoras dos anos finais/Ensino Fundamental no município de Afrânio-PE. Para tanto fizemos um recorte da pesquisa maior, discutindo um dos seis encontros. Embasamo-nos numa perspectiva crítica que dialogou com Freire (1996), Santaella (2019) e Valente (2019). A pesquisa traz a abordagem qualitativa interpretativa, do tipo pesquisa-formação. Como dispositivos recorreu-se a entrevista coletiva, a partir de técnicas grupais. Inferiu-se que o encontro descrito evidenciou a importância de se desenvolver a consciência crítica e participativa nos docentes e discentes visando o enfrentamento a pós verdade, “fake news” e comunicação saudável, unindo educação crítica ao diálogo, indo assim de encontro ao discurso anticiência gradualmente, pois o processo é paulatino e exige planejamento e ações sincronizadas.
Palavras-chave: Anticiência. Fake news. Formação. Professor. Tecnologia.
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