O agir militante em um projeto de extensão com a comunidade surda
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66725Resumo
Surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais convivem com barreiras linguísticas, comunicacionais e atitudinais nos serviços de saúde de todo o Brasil. Este artigo trata-se do relato de experiência autoetnobiográfico de uma docente-pesquisadora, a partir de suas afetações e implicações, e de como elas se reverberaram na escrita de um projeto de extensão. O relato se dá em três momentos: o primeiro, aborda as afetações vividas pela pesquisadora antes e durante o desenvolvimento de uma de suas pesquisas; o segundo, discorre sobre seu agir militante e implicado com a comunidade surda para além do espaço universitário e, o terceiro, a construção coletiva que caracterizou a escrita do projeto de extensão. O processo descrito evidencia que, do início ao fim, o projeto se constituiu como uma ação dialógica entre comunidade e universidade e constatamos que foi o agir militante da docente-pesquisadora o principal mote para desencadear o processo de construção do projeto de extensão.
Palavras-chave: Surdez. Surdos. Direito à Saúde. Participação Social. Extensão Comunitária.
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