El actuar militante en un proyecto de extensión con la comunidad sorda

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66725

Resumen

Sordos signistas conviven con barreras linguisticas, comunicacionales y actitudinales en los servicios de salud de todo Brasil. Este artículo es un relato de experiencia autoetnobiográfico de una docente-investigadora, desde sus afectaciones e implicaciones, y de cómo ellas si reverberaron en la escrita de un proyecto de extensión. El relato ocurre en tres momentos: el primero, aborda las afectaciones vividas por la investigadora antes y durante el desarrollo de una de sus investigaciones; el segundo, discurre sobre su actuar militante e implicado con la comunidad sorda más allá del espacio universitario y, el tercero, la construcción colectiva que caracteriza la escrita del proyecto de extensión. El proceso descrito evidencia que, del inicio al fin, el proyecto se constituyó en una acción dialógica entre la comunidad y la universidad y constatamos que fue el actuar militante de la docente-investigadora el principal hecho que hizo desencadenar el proceso de construcción del proyecto de extensión.

Palabras clave: Sordera. Sordo. Derecho a la Salud. Participación Social. Extensión Comunitaria.

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Biografía del autor/a

Nubia Garcia Vianna, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil, nvianna@unicamp.br

Doutorado e Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialização nos Moldes de Residência em Saúde Coletiva pela Universidade de Pernambuco (UPE). Aprimoramento em Fonoaudiologia na área da surdez pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (DDHR/FCM/UNICAMP) com atuação no curso de Fonoaudiologia e no Programa de Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde. Coordenadora do Comitê de Política de Educação do Departamento de Saúde Coletiva da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). Experiência em gestão e análise de políticas públicas, especialmente àquelas voltadas às pessoas com deficiência.

Janice Gonçalves Temoteo Marques, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil, janicetm@unicamp.br

Graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri - Urca. 2.Pós-Graduação Lato Sensu no Ensino da Língua Inglesa também pela Universidade Regional do Cariri - Urca. 3.Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. 4. Doutorado em Psicologia Experimental da Linguagem, na Universidade de São Paulo - USP, com tese intitulada "Lexicografia da Língua de Sinais Brasileira do Nordeste". 5.Proficiência em Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa/ Libras e certificação de Proficiência no uso e no ensino da Língua de Sinais Brasileira - Libras, nível superior, pelo Ministério da Educação MEC/ INEP/UFSC. (PROLIBRAS). Atualmente é docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação (DDHR), Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ministra aulas sobre Libras e Educação de Surdos nos cursos de Artes visuais, Biologia, Educação Física, Enfermagem, Fonoaudiologia e Geografia. Também é docente nas disciplinas práticas de Surdez (estágios) no curso de Fonoaudiologia. Autora laureada pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias com o 1º lugar no Prêmio ABEU 2018: Melhor Livro de Ciências Humanas, com o livro Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em suas mãos (3 vols. Edusp, 2017)

Publicado

2020-12-31

Cómo citar

VIANNA, N. G. .; MARQUES, J. G. T. . El actuar militante en un proyecto de extensión con la comunidad sorda. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.66725. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66725. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê - Experiências de enriquecimento mútuo: desde e com a comunidade surda