Lives jurídicas como interface entre o meio acadêmico e a comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65451

Resumo

A experiência aqui relatada tem com pano de fundo a suspensão total das atividades acadêmicas na modalidade presencial, em razão Pandemia causada pela Covid-19. O mesmo cenário implicou diversas alterações legislativas no campo das relações do trabalho, em sua maioria temporárias (medidas provisórias). O objetivo deste trabalho é demonstrar que as diversas ferramentas tecnológicas podem fomentar o conhecimento e o debate acadêmico. O instrumento tecnológico central deste projeto foram as lives, realizadas por meio dos aplicativos do Instagram – as quais ocorreram durante os meses de abril e maio, com duração de 1 hora cada – e do YouTube – no dia 03 do mês de agosto do corrente ano, com duração de 04 horas. Tal escolha se justifica pela desburocratização do acesso, pois basta ter o horário e o perfil de usuário que se faz possível o acesso, permitindo a participação não apenas dos discentes, mas da comunidade em geral. Visando a disseminação de um conteúdo atual, nas lives no Instagram foram abordados temas relacionados às medidas provisórias, como: teletrabalho; responsabilidade social empresarial para enfrentamento e superação da pandemia; férias; direito do trabalho digital; extinção do contrato de trabalho em face da Covid-19; liberdade sindical; negociação coletiva; homologação de transação extrajudicial e direito à informação; entre outros temas. Enquanto na live no YouTube foi realizado o “I Seminário Internacional da ASRDT ‘Trabalho e Direito do Trabalho na pandemia: vivências e reflexões’”. Observou-se que todos os participantes (alunos, convidados, palestrantes) puderam se manifestar durante as lives por meio dos "comentários". Além disso, por meio da plataforma Moodle UFRGS, pode-se constatar uma alta adesão ao projeto por parte dos alunos que, em diversos momentos, fizeram questionamentos acerca das questões abordadas nas lives. A atividade no Instagram foi encabeçada pela professora Luciane Cardoso Barzotto, que contou com o apoio de seus alunos e ex-alunos do programa de Mestrado e Doutorado da UFRGS. Já a atividade no YouTube foi coordenada pelas professoras Luciane Cardoso Barzotto e Denise Fincato, com o auxílio de seus orientandos dos Programas de Pós-Graduação em Direito da UFRGS e da PUC/RS. Permitiu-se concluir pela efetividade no campo pedagógico de se diversificar as ferramentas de divulgação de conteúdo, acesso ao conhecimento e às mudanças legislativas trabalhistas  tanto para os discentes como para a comunidade em geral no ambiente virtual aberto das mídias sociais.

Palavras-chave: Lives jurídicas. Experiência. Metodologia inovadora. Educação.

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Biografia do Autor

Luciane Cardoso Barzotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, lcardoso@trt4.jus.br

Juíza do Tribunal Regional da 4a Região. Professora do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Líder do grupo de pesquisa de Direito e Fraternidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Rosana Kim Jobim, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, rosanajobim@yahoo.com.br

Advogada e professora. Doutoranda e Mestre em Direito, com ênfase em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Bolsista de pesquisa do Programa de Excelência Acadêmica da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (PROEX/CAPES). Integrante do grupo de pesquisa de Direito e Fraternidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. (CAPES/CNPQ). Cofundadora do Instituto Compliance Trabalhista. Integrante do CWC. Autora do livro Compliance e Trabalho.

Renata Duval Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, renata.duval.martins@gmail.com

Doutoranda e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Assistente em Administração na Universidade Federal do Rio Grande (FURGS). Advogada. Integrante do grupo de pesquisa Direito e  Fraternidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Bruna Casimiro Siciliani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, bruna.siciliani@gmail.com

Doutoranda e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela PUCRS. Integrante do grupo de pesquisa Direito e  Fraternidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Matheus Soletti Alles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, alles.mths@gmail.com

É Mestrando em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-graduado lato sensu em Planejamento Tributário pela Faculdade Brasileira de Tributação (FBT). Pós-graduando em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-graduando em Direito Internacional e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Possui graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (2018). Advogado atuante nas áreas de Direito do Trabalho e Direito Tributário.

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Publicado

23-10-2020

Como Citar

BARZOTTO, L. C. .; JOBIM, R. K.; DUVAL MARTINS, R.; SICILIANI, B. C. .; ALLES, M. S. . Lives jurídicas como interface entre o meio acadêmico e a comunidade. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.65451. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/65451. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Enfrentamento da Pandemia COVID-19 e as Ações de Extensão e Cultura