Distanciamento social em rede

a extensão universitária auxiliando microempreendedores no enfrentamento da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.65540

Resumo

Este relato de experiência versa sobre ação extensionista do projeto “Distanciamento social em rede: estratégias de comunicação para micro e pequenas empresas no contexto da pandemia de Coronavírus”, desenvolvida por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A ação foi proposta tendo em vista o momento de fragilidade social e econômica com o objetivo de auxiliar micro e pequenas empresas e trabalhadores formais e informais de Frederico Westphalen (RS) a fortalecer o relacionamento com clientes e gerar vendas. A partir dos eixos Comunicação e Trabalho, da Política de Extensão da UFSM, a ação foi realizada pela equipe por meio de consultorias de comunicação via telefone, whatsapp, e-mail e site do projeto. De abril a agosto de 2020, foram atendidos dez microempreendedores de nove ramos de negócio, para os quais foram dadas orientações e produzidas promoções, postagens e materiais gráficos de divulgação para mídias digitais, impactando positivamente na geração de renda e sobrevivência do empreendimento, o que contribui para o desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jones Machado, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, jonesm2@outlook.com

Doutor e Mestre em Comunicação (UFSM), Bacharel em Relações Públicas (UFSM).

Patrícia Milano Pérsigo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, patricia.persigo@ufsm.br

Doutora e Mestre em Comunicação (UFSM), Bacharel em Relações Públicas (UFSM).

Joel Felipe Guindani, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, joel.guindani@ufsm.br

Doutor em Comunicação e Informação (UFRGS), Mestre em Ciências da Comunicação (Unisinos) e Bacharel em Comunicação Social – Rádio e TV (Unoesc).

Rafael Foletto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, rafoletto@gmail.com

Doutor em Ciências da Comunicação (Unisinos), Mestre em Ciências da Comunicação (Unisinos), Bacharel em Relações Públicas e Ciências Sociais (UFSM).

Bruna Bonadeo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, bbbonadeo@gmail.com

Jornalista formada pela UFSM, Acadêmica de Relações Públicas na UFSM campus Frederico Westphalen e Pós-graduanda em Liderança e Sustentabilidade na Uergs.

Downloads

Publicado

2020-11-16

Como Citar

MACHADO, J.; PÉRSIGO, P. M. .; GUINDANI, J. F. .; FOLETTO, R.; BONADEO, B. Distanciamento social em rede: a extensão universitária auxiliando microempreendedores no enfrentamento da pandemia. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.65540. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/65540. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Dossiê: Enfrentamento da Pandemia COVID-19 e as Ações de Extensão e Cultura