O sofrimento mental entre adolescentes e os benefícios através da arte
DOI:
https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66525Resumo
O sofrimento mental é prevalente durante a adolescência, no entanto, o uso da Arte está em ascensão como atividade para amenizar este problema. Logo, o artigo objetivou analisar a realização de Oficinas de Arte para detectar a ocorrência de sofrimento mental em adolescentes de uma escola pública, analisando também os benefícios resultantes da participação na Oficina. No âmbito da extensão universitária, houve compartilhamento do conhecimento adquirido e o desenvolvimento da realidade social da escola. Na perspectiva qualitativa, tabulou-se e categorizou-se os dados sob a teoria da análise de conteúdo. As análises fundamentam-se na teoria da interação de Vygotsky, e apontam quatro entre sete estudantes com sofrimento mental. Além de que a Oficina de Arte gerou os seguintes benefícios: “superação”, “expressividade”, “discernimento” e “tranquilidade”. Assim, o estudo fortalece a ação social e promove a relação universidade e comunidade, no tripé; ensino, pesquisa e extensão.
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