THE MENTAL SUFFERING AMONG TEENAGERS AND THE BENEFITS OF ART

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.66525

Abstract

The mental suffering is prevalent during adolescence, however, the use of Art is in constant rising as activity to alleviate the mental suffering. Therefore, this paper has aimed to conduct Art Workshops, in teenagers from a public school, to analyze the mental suffering and the benefits from the Art Workshop. In the scope of an academic extension, there was some sharing about the acquired knowledgement and the development of the social reality of the school. From a qualitative perspective, data were tabulated and categorized under the theory of content analysis. The analyzes are based on Vygotsky's theory of interaction, and point out four out of seven students with mental suffering. Besides that the Art Workshop generated the following benefits: overcoming, expressiveness, discernment and tranquility. Thus, the study strengthens social action and promotes the relationship between university and community, on the tripod; teaching, research and extension.

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Author Biographies

Mariana Ávila Ferreira, Universidade Anhanguera Uniderp (UNIDERP), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, marianaavilaferreira@hotmail.com

Graduanda de medicina em Universidade Anhanguera Uniderp (UNIDERP), Mato Grosso do Sul.

Erlinda Martins Batista, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, erlindabatista@gmail.com

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (1989), Pós-graduação lato sensu em Orientação Pedagógica em Educação a Distância (CED/UFMS, 2002) Mestrado em Educação - PPGEdu/UFMS/2006 e Doutorado em Educação também pela UFMS (PPGEdu/UFMS, 2013). Atuou na Educação a Distância/UFMS no período de 2000 a 2017. Atuou também como Professora Formadora no Curso de Pós-graduação lato sensu Mídias na Educação ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em parceria com UAB/CAPES de 2017 a 2019 e no programa Mídias na Educação no período de 2006 a 2017. Criou o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos em Educação a Distância - GINPEAD em 2014, o qual coordena até o momento atual. Tem participado do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências - GINPEC, desde 2004, e tem sido membro do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância - EaD/CO desde 2014. Compõe o Grupo de pesquisa Edu Tech desde meados de 2019. Atualmente compõe o quadro de docentes da Universidade para o Desenvolvimento da Região do Pantanal - UNIDERP - Anhanguera, atuando no Programa de Pós-graduação stricto sensu Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, da referida instituição, na qual tem atuado nas disciplinas: Políticas Públicas para o Uso de Tecnologias; Ensino, Cultura e Tecnologias; Metodologia da pesquisa; e Formação Docente. Compõe a linha 1 de pesquisa, do referido mestrado e tem orientado pesquisas de IC, PIBIC e stricto sensu em temáticas cujo principal objeto é o Uso de Tecnologias no Ensino de Ciências. Compõe ainda a Comissão de criação do Curso de Pedagogia Online da Faculdade Resultados em Campo Grande - MS. Além disso tem pesquisado os problemas éticos vivenciados por professores da educação básica e também as tecnologias aplicadas ao ensino de ciências e matemática, no período de 2017 a 2019. Tem produzido artigos que discutem tais dilemas éticos e também o uso de tecnologias no âmbito escolar. Atualmente tem se debruçado nas questões da inclusão de trabalhadores em situação de vulnerabilidade social (catadores de resíduos sólidos de Campo Grande - MS) no uso de tecnologias digitais, com projeto nesta temática em andamento. Já atuou e ainda atua como orientadora no campo da metodologia científica. Atua como Professora Formadora de Professores (Na 6ª edição em andamento) e Instrutores de Yoga (filiada à Aliança do Yoga), como Presidente da Associação Educacional Besant, e UNICONSPORTAL. Tem atuado na oferta de Yoga para Especiais, mais especificamente na Associação Educacional de Atendimento ao Deficiente Mental - ASEADEM. Possui habilidades e competências para o cargo de tecnóloga de tecnologia da informação cujas ações foram recorrentes de fevereiro de 1984 a fevereiro de 2018 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da qual está aposentada desde fev/2018. E também possui experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento Pedagógico, tendo atuado também e principalmente nos seguintes temas: Educação a distância, Educação e Mídias, Tecnologias e suas linguagens, Fórum online, Interação na aprendizagem em AVA e ainda como Professora de Yoga Clássico.

Edna de Souza Olive, Secretaria de Estado de Saúde (SES), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, ednasouzaolive@gmail.com

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atualmente trabalha na Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES).

Published

2020-12-07

How to Cite

FERREIRA, M. Ávila .; BATISTA, E. M.; OLIVE, E. de S. . THE MENTAL SUFFERING AMONG TEENAGERS AND THE BENEFITS OF ART. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.66525. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/66525. Acesso em: 27 sep. 2024.

Issue

Section

Artigos