A interface de ensino-extensão em um grupo de gestante

impactos na formação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63525

Resumo

 O período gestacional é cercado por dúvidas e mitos e uma ferramenta que pode mitigar o problema nas unidades de saúde são os grupos. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de alunos do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Enfermagem em uma extensão para a implantação de um grupo de gestantes em uma unidade de saúde da família e apontar os impactos da ação na formação do enfermeiro. A metodologia constituiu de um relato de experiência da vivência na consolidação do grupo de gestantes. A percepção dos alunos foi verificada por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). As gestantes reconheceram a importância do grupo, expondo dúvidas e mitos que são transmitidos de geração a geração. Os estudantes referiram que a atividade os aproximou da prática profissional, favorecendo o desenvolvimento de habilidades importantes para sua atuação profissional. Estes dados reforçam a importância do intercâmbio entre comunidade, serviço de saúde e universidade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielly Stefany Loiola Cabral , Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, ellybi@hotmail.com

Enfermeira. Faculdade de Enfermagem. Universidade federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Carmen Serrano Darc , Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, carmenserrano.acm@gmail.com

Faculdade de Enfermagem. Universidade federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Amanda Karoliny Ferreira Games , Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, amandagames_ox@hotmail.com

Faculdade de Enfermagem. Universidade federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Bruna Mendes de Sousa, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, bmds.enfermagem@gmail.com

Faculdade de Enfermagem. Universidade federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Hélio Galdino-Júnior, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, heliogjr@yahoo.com.br

Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Downloads

Publicado

17-12-2020

Como Citar

CABRAL , G. S. L. .; DARC , C. . S.; GAMES , A. K. F.; SOUSA, B. M. de .; GALDINO-JÚNIOR, H. A interface de ensino-extensão em um grupo de gestante: impactos na formação profissional. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63525. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63525. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos