Tecnologia social na escola indígena da aldeia Tereguá (Avaí, SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63749

Resumo

O presente projeto de extensão teve como objetivo principal promover tecnologia social para a comunidade indígena da aldeia Tereguá, inserida na terra indígena Araribá (Avaí, SP), compartilhando conhecimentos e metodologias agroecológicas, relacionadas ao planejamento e estabelecimento de um sistema agroflorestal, no sentido de contribuir com o meio ambiente e com a cultura desses povos. Como resultado, foi estabelecida uma horta escolar agroecológica, que já estava produzindo alimentos ao final de 2018. O sucesso do projeto fez com que a comunidade aumentasse sua área para cultivo, além da escola, e já se apropriou da tecnologia social compartilhada pela equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Cristina Risso, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ourinhos, São Paulo, Brasil, luciene@ourinhos.unesp.br

Profa.Dra. do Curso de Geografia da UNESP, campus de Ourinhos SP.

Edmilson Ferreira Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ourinhos, São Paulo, Brasil, edmilson_dasilva@hotmail.com

Discente da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Ourinhos.

Giovanna Carolina Fabiano, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ourinhos, São Paulo, Brasil, giovanna_carolina94@hotmail.com

Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017/2019). Tem experiência na área da educação. Participou do CACUO (Cursinho Alternativo da Unesp Ourinhos) de 2013 até 2017 como coordenadora bolsista e professora voluntária do projeto. Participou do CENPEA (Centro de Estudos de Percepção e Educação Ambiental) também na Unesp, campus de Ourinhos em um projeto na Aldeia Tereguá, Terra Indígena Araribá.

Eduardo Marques, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ourinhos, São Paulo, Brasil, dudu-ddo@hotmail.com

Graduando em Bacharelado e Licenciatura no Curso de Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". - Campus de Ourinhos. Foi monitor da disciplina de Pedologia no Curso de Geografia (2017).

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

RISSO, L. C.; SILVA, E. F.; FABIANO, G. C. .; MARQUES, E. Tecnologia social na escola indígena da aldeia Tereguá (Avaí, SP). Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63749. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63749. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos