v. 27 (2024)

					Visualizar v. 27 (2024)
Publicado: 2024-04-17

Artigos Originais

  • A política nacional de práticas integrativas e complementares na grande Vitória: uma análise sobre os caminhos e proposições das PIC como proposta de tratamento de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS)

    Anna Gonçalves Miranda, Lígia Ribeiro e Silva Gomes, Felipe Quintão de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.76290
  • Análise de jogo e pedagogia do esporte: reflexões alicerçadas na construção da autonomia

    Luis Felippe Campos Lima, Luis Felipe Nogueira Silva, Gabriel Orenga Sandoval, Alcides José Scaglia
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77440
  • A utilização do jogador de quadra adicional no handebol e suas implicações para a organização e comportamentos defensivos

    João Paulo Torres Di Gilio, Renato Francisco Rodrigues Marques, Rafael Pombo Menezes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78221
  • Pessoas com deficiência nas aulas de educação física: um olhar sobre as atitudes dos professores

    Aniele Xavier Aguiar, Raquel Schwenck de Mello Vianna Soares, Paulo Eduardo Gomes de Barros, Walter Luiz Moura, Wellington Danilo Soares
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.74662
  • Percepções dos tradutores/intérpretes de Libras sobre a inclusão dos discentes surdos no curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia

    Francisco Félix da Silva, Luciana Oliveira Monteiro, Silvia Teixeira de Pinho, Tatiane Gomes Teixeira, Daniel Delani
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75707
  • Pensando a prática no futebol de mulheres: a parceria entre Athletico Paranaense e Foz Cataratas (2019)

    Marcela Caroline Pereira, Edina Schimanski
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77110
  • Da hospitalização para a prática corporal: análise qualitativa das vivências no projeto Respirar no Amazonas

    Vinícius Cunha, Luany Silva Pontes, Ingrind da Cruz Bento, Matheus Câmara Monteiro, Neibe da Silva Araújo Junior, Marcelo da Silva Marques
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75106
  • Facultatividade nas aulas de Educação Física no ensino técnico de nível médio: contradição e desvalorização

    Ana Paula Guimarães Almeida, Ailton Vítor Guimarães
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.76100
  • A academia de musculação e seu impacto na construção de uma nova forma de consumo alimentar entre frequentadores da cidade de Vitória/ES

    Ana Luísa Martins Loures, Ivan Marcelo Gomes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.76716
  • Meios tático-técnicos e sistemas defensivos do handebol na categoria sub-14: preferências de ensino por treinadores e reflexões para a formação de jogadores

    Gustavo de Oliveira Granero, Mayara Gonçalves Madeira, Vinicius da Silva Musa, Rafael Pombo Menezes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77625
  • Ensino, pesquisa e extensão em ginástica na região sul do Brasil: desenvolvimento e potencial crescimento

    Daniela Bento-Soares, Bruna Locci, Maria Gabriela Fuga Gonçalves Domingos, Marco Antonio Coelho Bortoleto, Laurita Marconi Schiavon
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75796
  • Tênis de mesa e colônia japonesa em São Paulo: como tudo começou? (1927-1952)

    Gustavo Kenzo Yokota
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77272
  • Inserção dos profissionais de Educação Física no SUS: uma análise do cenário do estado do Espírito Santo

    Flavio Ignes Tristão, Vitor Lacerda Vasquez, Ivan Marcelo Gomes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78514
  • Exercise addiction: a comparison between runners, cyclists, swimmers, and triathletes

    Vitor Hugo Ferminano, Cecília Segabinazi Peserico, Emanuele Marie Teramoto Caposse, Fabiana Andrade Machado
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77638
  • O papel da escola e da Educação Física no controle do sobrepeso e obesidade juvenil na perspectiva de professores atuantes no ensino superior

    Jairo Antônio Paixão, Augusto Fernandes Condé, Maria Teresa Sudário Rocha, Yasmin Cristina Souza da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.73421
  • Percepção dos alunos do ensino médio em relação a uma proposta de ensino das lutas nas aulas de Educação Física

    Gabrielly Elisa Arndt Fritschi, Arestides Pereira da Silva Júnior, Daiana Machado, Gabriela Simone Harnisch
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.74934

Artigos de Revisão

  • Maternidades e docências: a produção científica da área da Educação Física

    Tatiana Terragno, Lisandra Oliveira e Silva, Simone Santos , Gabriela Nobre Bins, Natacha da Silva Tavares, Elisandro Schultz Wittizorecki
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78838
  • Corporalidade: possibilidade de um conceito a partir de uma revisão narrativa POSIBILIDAD DE UN CONCEPTO DESDE UNA REVISIÓN NARRATIVA

    Tadeu João Ribeiro Baptista, Carlos Herold Junior, Patrícia do Socorro Chaves de Araújo, Tereza Luiza de França
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77651
  • Relações de gênero no karatê: uma revisão integrativa una revisión integradora

    George Almeida Lima, Daniel Giordani Vasques, Flávio Py Mariante Neto, Heraldo Simões Ferreira, Luiz Gustavo Bonatto Rufino
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.79071
  • Síndrome de Burnout um risco aos profissionais de educação física: uma revisão integrativa

    Rodrigo Flávio Mercês Brandão, Márcia Cibele Andrade dos Santos Ferreira, Luiz Eduardo Nunes Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.76244
  • A formação em Educação Física para atuação na educação infantil: uma análise da produção científica da FEFD-UFG (1996-2020)

    Lucas Batista Rodrigues da Costa, Luana Zanotto
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77696
  • Discursos midiáticos e o fenômeno da gordofobia: Teoria do Estado do Conhecimento

    Jadisson Gois da Silva, Cristiano Mezzaroba
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.74571
  • A formação acadêmica em educação física para a atenção básica do SUS: uma revisão integrativa em teses e dissertações

    Thiago Villa Lobos Mantovani, Daiana Machado dos Santos, Elisabete dos Santos Freire, Diego Faria de Queiroz, Daniel Teixeira Maldonado, Katia Bilhar ScapinI
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75285
  • Análise da inclusão das lutas na escola e dos fatores limitantes para sua inserção nas aulas de educação física: uma revisão sistemática

    Leonardo Vidal Andreato, Luzireni Fernandes Braga, Leandro Paiva, Victor Silveira Coswig, Alex Barreto de Lima
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.79516
  • Práticas corporais indígenas e educação física escolar: uma análise sobre a produção científica em periódicos nacionais

    Dayvson Felipe, Reyanne Maria da Silva, Denis Foster Gondim, Henrique Gerson Kohl
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75939

Ensaios

  • A dança no processo terapêutico: trânsitos do universo de si para o autoconhecimento e libertação dos nódulos emocionais

    Alexandre Donizete Ferreira, Paty Jaia
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.73920
  • Takkyu Volley, inclusão e promoção de saúde, uma relação possível?

    Ivan Wallan Tertuliano, Marcelo Inagaki, José Maria Montiel, Daniel Bartholomeu, Maria Aparecida Onuki Haddad; Sonia Mitico Fucasse Gondo
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78258
  • História do cricket no Brasil: aspectos da pedagogia e psicologia do esporte

    Cássio José Almeida, Mathtew Featherstone, Roberto Rodrigues Paes, Alexandre Slowetzky Amaro, Paula Teixeira Fernandes
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.74720
  • Equidade na promoção das práticas corporais e atividades físicas no SUS: reflexões a partir do serviço de orientação ao exercício

    Leonardo Araújo Vieira, Vitor Loureiro da Silva, Emilly Martinelli Rossi, Maria Clara Grazziotti Louzada, Lucas Balbino Mazzini, Fabio Fortunato Brasil de Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.76978
  • Um modelo teórico de promoção da saúde para a educação física: a salutogênese em cena

    Victor José Machado de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78460

Resenhas