Relações de poder e sistema neoliberal capitalista frente às desigualdades de oferta e manutenção das academias em espaços abertos no município de Iguatu-CE: estudo a partir da concentração de famílias em condições de extrema pobreza
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78597Palavras-chave:
Análise de Práticas, Democracia, Academia ao Ar Livre, Iniquidades em SaúdeResumo
No Brasil, uma série de políticas públicas tem ampliado a oferta de Práticas Corporais e Atividade Física (PCAF) à população brasileira; entretanto, diversos fatores têm fragilizado a oferta à qualidade e continuidade dos serviços. A partir do cruzamento de informações por meio do CadÚnico sobre o quantitativo de famílias em condição de extrema pobreza, localização e estado de manutenção de academias instaladas em espaços abertos do município de Iguatu-CE, foi possível observar que a conservação das estruturas está diretamente demarcada por condições socioeconômicas e relações de poder, visto que as academias em bairros nobres estavam conservadas, enquanto as academias em bairros pobres se encontravam abandonadas pela gestão municipal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).