Percepção dos alunos do ensino médio em relação a uma proposta de ensino das lutas nas aulas de Educação Física

Autores

  • Gabrielly Elisa Arndt Fritschi Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil, gabrielly_mar@hotmail.com https://orcid.org/0000-0003-4446-538X
  • Arestides Pereira da Silva Júnior Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil, arestidesjunior2000@yahoo.com.br
  • Daiana Machado Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil, daiana.machado1@unioeste.bm.br https://orcid.org/0000-0003-2028-9932
  • Gabriela Simone Harnisch Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil, agaby_@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.74934

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Lutas, Ensino Médio

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a percepção dos alunos do Ensino Médio em relação às lutas enquanto unidade temática nas aulas
de Educação Física. Para tanto, a pesquisa se caracterizou como de na tureza aplicada, do tipo descritiva, com a participação de 17 alunos do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em dois momentos, sendo o primeiro referente ao desenvolvimento de uma intervenção pedagógica do conteúdo de lutas, e o segundo a partir da aplicação de um questionário. Os resultados apontaram que 82% dos participantes usufruíram de uma prática positiva e prazerosa e 94% dos participantes afirmaram ausência de violência. Assim, compreende-se que as lutas na escola se configuram como um mediador na transformação das apreciações de concepções pelos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielly Elisa Arndt Fritschi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil, gabrielly_mar@hotmail.com

Licenciada em Educação Física (UNIOESTE)

Arestides Pereira da Silva Júnior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil, arestidesjunior2000@yahoo.com.br

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Educação Física (UNIOESTE). Mestrado em Educação Física pela (Universidade São Judas Tadeu) e doutorado em Educação Física (UEM). Professor do Colegiado de Educação Física Licenciatura Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF - Polo Unioeste.

Daiana Machado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil, daiana.machado1@unioeste.bm.br

Graduada em Pedagogia (UNICENTRO). Graduada em Tecnologia em Gestão de Turismo (IF-SP). Graduada em Educação Física (Universidade de Guarulhos).Mestre em Educação Física (Universidade São Judas Tadeu). Pós-graduada em Educação Física Escolar (UEPG-PR), em Educação Superior (IFSP-SP) e em Gestão Escolar (UNICENTRO-PR).  Docente do curso de Educação Física da UNIOESTE. 

Gabriela Simone Harnisch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil, agaby_@hotmail.com

Graduada em Educação Física - Licenciatura (UNIOESTE) e bacharelado (UNINTER). Especialista em Educação Física Escolar (UNINTER).Graduada em Pedagogia (UNICESUMar). Mestra em Educação Física (UNICAMP). Doutora em Educação Física (UNICAMP).  Docente do curso de Educação Física da UNIOESTE. 

Downloads

Publicado

2024-04-17

Como Citar

ELISA ARNDT FRITSCHI, G.; PEREIRA DA SILVA JÚNIOR, A.; MACHADO, D.; SIMONE HARNISCH, G. Percepção dos alunos do ensino médio em relação a uma proposta de ensino das lutas nas aulas de Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.74934. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74934. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais