Pensando a prática no futebol de mulheres: a parceria entre Athletico Paranaense e Foz Cataratas (2019)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77110Palavras-chave:
Condições, Futebol, MulheresResumo
Este texto objetiva analisar as condições para atuação futebolística das mulheres jogadoras da equipe Foz Cataratas após a associação realizada com o clube Athletico Paranaense em 2019. Para tanto optou-se por um estudo de caso realizado através de
observações e entrevista semiestruturada aplicadas à quatorze jogadoras e ao dirigente. As narrativas foram analisadas com base na metodologia denominada Análise de Conteúdo (Bardim, 1979). Verificou-se que as ações fomentadas pelas entidades futebolísticas impactaram positivamente ao trazer oportunidades para um número maior de mulheres, mas não garantiu melhorias nas condições de atuação das jogadoras e não remeteu a profissionalização no futebol de mulheres, especialmente para equipes com baixo capital simbólico, localizadas fora dos centros futebolísticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).