Pessoas com deficiência nas aulas de educação física: um olhar sobre as atitudes dos professores

Autores

  • Aniele Xavier Aguiar Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil anielexavier22@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-1149-7676
  • Raquel Schwenck de Mello Vianna Soares Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil quelcshwenck@hotmail.com https://orcid.org/0000-0003-2298-6109
  • Paulo Eduardo Gomes de Barros Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil paulo.barros@unimontes.br. https://orcid.org/0000-0001-5320-9615
  • Walter Luiz Moura Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil walter.moura@unimontes.br. https://orcid.org/0000-0003-0912-3333
  • Wellington Danilo Soares Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, Minas Gerais, wdansoa@yahoo.com.br.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.74662

Palavras-chave:

Educação Física, Inclusão, Pessoas com Deficiência, Educação

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as atitudes dos professores em relação às pessoas com deficiência nas aulas
de Educação Física. Participaram da pesquisa 46 professores de Educação Física, de ambos os sexos, com idade entre 26 e 54 anos, sendo utilizado um questionário de 12 questões. Os resultados mostraram que a maioria dos professores respondeu de forma otimista quanto à habilidade de lidar com os alunos com deficiência. Além disso, a maioria concorda que a interação dos alunos é benéfica para todos. Conclui-se que os participantes acreditam que a interação dos alunos com deficiência seja benéfica para o desenvolvimento dos mesmos e dos demais. Além disso, os professores demonstraram interesse em buscar conhecimentos para trabalhar com a diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aniele Xavier Aguiar, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil anielexavier22@gmail.com

Acadêmica do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil

Raquel Schwenck de Mello Vianna Soares, Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil quelcshwenck@hotmail.com

Doutora em Educação pela Universidad Católica de Santa Fe – Argentina. Professora efetiva da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Diamantina, MG, Brasil.

Paulo Eduardo Gomes de Barros, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil paulo.barros@unimontes.br.

Mestre em Educação Física pela Católica de Brasília e docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, MG, Montes Claros, Brasil

Walter Luiz Moura, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil walter.moura@unimontes.br.

Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco e docente do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Montes Claros, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

XAVIER AGUIAR, A.; SCHWENCK DE MELLO VIANNA SOARES, R.; EDUARDO GOMES DE BARROS, P.; LUIZ MOURA, W.; DANILO SOARES, W. Pessoas com deficiência nas aulas de educação física: um olhar sobre as atitudes dos professores. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.74662. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74662. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais