História do cricket no Brasil: aspectos da pedagogia e psicologia do esporte

Autores

  • Cássio José Almeida Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil cassio.jose@outlook.com.b
  • Mathtew Featherstone Confederação Brasileira de Cricket, Poços de Caldas, Minas Gerais , Brasil feathers1970@gmail.com
  • Roberto Rodrigues Paes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil paes@unicamp.br https://orcid.org/0000-0002-9165-4362
  • Alexandre Slowetzky Amaro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil aleslowetzky@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4801-7106
  • Paula Teixeira Fernandes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil paula@fef.unicamp.br https://orcid.org/0000-0002-0492-1670

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.74720

Palavras-chave:

Críquete, Psicologia do Esporte, Pedagogia do esporte., Projeto social

Resumo

O cricket é o segundo esporte mais praticado no mundo e vem se desenvolvendo no Brasil. Apesar de sua popularidade,
ele é pouco conhecido e estudado no Brasil, portanto o objetivo deste manuscrito é apresentar a modalidade, seu desenvolvimento e introdução no Brasil, como projeto social de massificação, e, ainda, seu desenvolvimento. O estudo apresenta as características
iniciais da modalidade no Brasil, sua importância e evolução. Foi realizado um ensaio teórico com o objetivo da disseminação de
informações sobre o desenvolvimento do esporte no país. O ensaio demonstra que a modalidade, ainda pouco conhecida, teve
papel fundamental na cultura do país, principalmente pelo surgimento de vários clubes sociais e esportivos, impactando a vida de
muitas crianças e jovens inseridos em ambientes vulneráveis. Com a prática da modalidade, esses jovens têm desenvolvido habilidades psicossociais, potencializando sua formação integral, pessoal e profissional pelo esporte. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio José Almeida, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil cassio.jose@outlook.com.b

Professor Doutorando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da FEF/UNICAMP Mestre na área de Educação para Sustentabilidade e Qualidade de Vida pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (2012); Especialista em Psicologia do Esporte Estácio de Sá (2017), graduado em Educação Física, pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA (2002); professor do CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA UNIFAE atuando nos cursos de Educação Física e Pedagogia,   membro do GEPEN FEF/UNICAMP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Autor do livro Jogos cooperativos e sua contribuição em situações de vulnerabilidade social; Professor da Confederação brasileira de Cricket, atuando com pesquisa nos seguintes temas: educação física e jogos cooperativos e atividade física, qualidade de vida e Psicologia do Esporte.

Mathtew Featherstone, Confederação Brasileira de Cricket, Poços de Caldas, Minas Gerais , Brasil feathers1970@gmail.com

Presidente da Confederação Brasileira de Cricket

Roberto Rodrigues Paes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil paes@unicamp.br

Possui Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é Professor Titular pela Universidade Estadual de Campinas. Foi membro do Grupo de Trabalho Instituído pelo Ministério Extraordinário dos Esportes no âmbito do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto, que teve por finalidade assessorar o Instituto no processo de implantação do Programa Esporte Educacional (1996-2000) no Brasil; Membro da Comissão de Especialistas de Ensino da Área de Educação Física- Ministério da Educação - Secretaria da Educação Superior (2000-2002), Coordenador de Extensão da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1990-1995); Diretor Associado da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1998-2002); Diretor da Faculdade de Educação Física da Unicamp (2002-2006); Lider do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP) credenciado no CNPq desde 2006; Diretor Executivo da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp-FUNCAMP (2008-2010); Prefeito do Campus da Universidade Estadual de Campinas (2009-2012) e Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da Universidade Estadual de Campinas no período de 07 de junho de 2012 a 30 de abril de 2013. Vice-reitor Executivo de Administração (24/02/2017 - 30/06/2017).; Diretor Executivo de Adinistração a Unicamp (01/7/2017 a 16/12/2018) Atua principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, esporte, basquetebol, educação física e jogos coletivos. Atualmente é membro (facilitador) da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro (a partir de 2013).

Alexandre Slowetzky Amaro, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil aleslowetzky@gmail.com

Bacharel em Esportes, Mestre e Doutor em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pela California State University - Fullerton - USA. Experiência profissional na área de treinamento esportivo e qualidade de vida. Atualmente exerço a função de analista de esportes da coordenadoria de esportes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sendo o responsável pela análise da bolsa de estudo categoria esporte, contratação dos técnicos das modalidades esportivas das equipes da Universidade e pelo acompanhamento físico e acadêmico dos alunos bolsistas. Pesquisas concentram-se na relação entre o sistema nervoso autônomo, síndromes genéticas, qualidade de vida, psicologia do esporte e desempenho acadêmico.Vice-presidente do conselho da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE). Membro do Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN).

Paula Teixeira Fernandes , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil paula@fef.unicamp.br

Psicóloga formada em 1997 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas - Neurociências, pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) - UNICAMP. Fez Pós-Doutorado pela FCM-UNICAMP (Neurociências), em parceria com a University of South Carolina (EUA) na área de neuroimagem e reabilitação. Fez também estágio de Pós-Doutorado na Universidade do Porto (Portugal) na área de envelhecimento e Psicologia do Esporte, em parceria com a FCM-UNICAMP. Professora Livre Docente do Departamento de Ciências do Esporte da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP, na área de Psicologia do Esporte e Neurociências (Graduação e Pós-graduação). É também Professora e Membro Titular da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas - FCM/UNICAMP. Coordena o Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN). Trabalha com Psicologia do Esporte, Psicologia do Comportamento e Neurociências, atuando principalmente em quatro linhas de pesquisa: Esporte e Aspectos Psicológicos, Neurociências, Psicologia do Esporte em grupos diferenciados (envelhecimento, doenças neurológicas e reumatológicas) e Saúde Mental. Foi Coordenadora de Ensino da Graduação da FEF-UNICAMP (6 anos).

Downloads

Publicado

2024-07-19

Como Citar

JOSÉ ALMEIDA, C.; FEATHERSTONE, M.; RODRIGUES PAES, R.; SLOWETZKY AMARO, A.; TEIXEIRA FERNANDES , P. História do cricket no Brasil: aspectos da pedagogia e psicologia do esporte. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.74720. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/74720. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios