Ensino, pesquisa e extensão em ginástica na região sul do Brasil: desenvolvimento e potencial crescimento

Autores

  • Daniela Bento-Soares Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil, daniela.bento-soares@unesp.br
  • Bruna Locci Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, brunalocci@gmail.com
  • Maria Gabriela Fuga Gonçalves Domingos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, mariagfuga@gmail.com
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, bortoleto@fef.unicamp.br
  • Laurita Marconi Schiavon Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil, lauritas@unicamp.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75796

Palavras-chave:

Ensino Superior, Brasil, Ginástica, Docência

Resumo

Essa pesquisa estudou o perfil e a atuação acadêmica de 31 docentes que atuam com o ensino da Ginástica em 20 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da região Sul do Brasil, por meio de pesquisa documental. Foi constatada atuação majoritária de não-especialistas, que tematizam principalmente as ginásticas competitivas em suas disciplinas. As ações extensionistas e as publicações e orientações de pesquisas específicas sobre a Ginástica são incipientes e concentradas nos docentes especialistas. Destaca-se uma IES, com resultado do esforço pessoal de uma docente. O estudo sugere uma contraditória fragilidade dessa área na região que deu origem ao desenvolvimento desses saberes e práticas no Brasil, em comparação com outras regiões do Brasil.

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Publicado

2024-06-15

Como Citar

BENTO-SOARES, D.; LOCCI, B.; GABRIELA FUGA GONÇALVES DOMINGOS, M.; ANTONIO COELHO BORTOLETO, M.; MARCONI SCHIAVON, L. Ensino, pesquisa e extensão em ginástica na região sul do Brasil: desenvolvimento e potencial crescimento. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.75796. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/75796. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais