ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM GINÁSTICA NA REGIÃO SUL DO BRASIL:

DESENVOLVIMENTO E POTENCIAL CRESCIMENTO

Autores

  • Daniela Bento-Soares Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil, daniela.bento-soares@unesp.br
  • Bruna Locci Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil, brunalocci@gmail.com
  • Maria Gabriela Fuga Gonçalves Domingos Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil, mariagfuga@gmail.com
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil, bortoleto@fef.unicamp.br
  • Laurita Marconi Schiavon Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil, lauritas@unicamp.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75796

Palavras-chave:

Ensino Superior, Brasil, Ginástica, Docência

Resumo

Essa pesquisa visou caracterizar os/as 31 docentes que atuam com Ginástica em 20 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da região Sul do Brasil, com a realização de análise documental de seus Currículos Lattes e de informações disponibilizadas pelas IES e outros documentos públicos. Foi constatada grande atuação de docentes não-especialistas, que tematizam principalmente as ginásticas competitivas em suas atuações no Ensino. As publicações sobre Ginástica parecem ser ainda incipientes, com poucas orientações de pesquisas científicas, assim como as ações extensionistas (eventos científicos e esportivos/culturais). A situação parece ser reflexo do esforço pessoal de certos/as docentes e da ainda pequena aproximação de outros/as com a área.

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Publicado

2024-06-15

Como Citar

BENTO-SOARES, D.; LOCCI, B.; FUGA GONÇALVES DOMINGOS, M. G.; COELHO BORTOLETO, M. A.; MARCONI SCHIAVON, L. ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM GINÁSTICA NA REGIÃO SUL DO BRASIL: : DESENVOLVIMENTO E POTENCIAL CRESCIMENTO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.75796. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/75796. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais