A formação em Educação Física para atuação na educação infantil: uma análise da produção científica da FEFD-UFG (1996-2020)

Autores

  • Lucas Batista Rodrigues da Costa Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, lubaroc@ufg.br
  • Luana Zanotto Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, luanazanotto@ufg.br https://orcid.org/0000-0003-1877-4170

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77696

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Infantil, formação docente, monografia

Resumo

Este estudo tem por objetivo mapear e analisar a produção científica, em formato de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da graduação em Educação Física da Universidade Federal de Goiás sobre a Educação Infantil no período de 1996 a 2019. Por meio do Estado da Arte, foram identificadas as produções relacionadas à Educação Infantil. A categorização dos dados é sustentada pelo quadro teórico de Bracht et al. (2011) nas categorias Fundamentação e Intervenção. Os resultados indicam uma proeminência de estudos que buscam fundamentação teórica nas abordagens crítico/progressistas da Educação Física, bem como da investigação acerca da prática pedagógica da área na Educação Infantil na licenciatura. Observou-se um interesse crescente nos últimos anos pelo trato investigativo do tema na graduação analisada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-06-11

Como Citar

BATISTA RODRIGUES DA COSTA, L.; ZANOTTO, L. A formação em Educação Física para atuação na educação infantil: uma análise da produção científica da FEFD-UFG (1996-2020). Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.77696. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/77696. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão