O papel da escola e da Educação Física no controle do sobrepeso e obesidade juvenil na perspectiva de professores atuantes no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v27.73421Palavras-chave:
Educação Física, Obesidade, Adolescência, EscolasResumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa com viés exploratório descritivo, cujo objetivo foi analisar a percepção de 22 professores de Educação Física (18 homens e 04 mulheres), atuantes no magistério superior, sobre o papel da escola e da Educação Física no controle do sobrepeso e obesidade juvenil. Foi utilizada versão adaptada do Perceptions of Youth Obesity and Physical Education Questionnaire. A análise dos dados deu-se a partir das seguintes categorias: percepção da obesidade juvenil, papel da escola e papel da Educação Física permitiu inferir que os professores percebem a escola como um espaço potencial para a promoção de ações, como a oferta de disciplinas curriculares voltadas ao controle do peso corporal. Contudo, tanto a escola, quanto o professor e sua práxis nas aulas de Educação Física não devem restringir as intervenções de forma circunscrita ao tratamento e controle da obesidade juvenil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).