O papel da escola e da Educação Física no controle do sobrepeso e obesidade juvenil na perspectiva de professores atuantes no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.73421

Palavras-chave:

Educação Física, Obesidade, Adolescência, Escolas

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa com viés exploratório descritivo, cujo objetivo foi analisar a percepção de 22 professores de Educação Física (18 homens e 04 mulheres), atuantes no magistério superior, sobre o papel da escola e da Educação Física no controle do sobrepeso e obesidade juvenil. Foi utilizada versão adaptada do Perceptions of Youth Obesity and Physical Education Questionnaire. A análise dos dados deu-se a partir das seguintes categorias: percepção da obesidade juvenil, papel da escola e papel da Educação Física permitiu inferir que os professores percebem a escola como um espaço potencial para a promoção de ações, como a oferta de disciplinas curriculares voltadas ao controle do peso corporal. Contudo, tanto a escola, quanto o professor e sua práxis nas aulas de Educação Física não devem restringir as intervenções de forma circunscrita ao tratamento e controle da obesidade juvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, jairopaixao@ufv.br

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Educação pela Ibero-American University (2018). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2010). Mestrado em Educação pela Ibero-American University (2018). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2005). Especialização em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Especialização em Pedagogia do Esporte pelas Faculdades Integradas AVM de Brasília (2014). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa na linha de pesquisa Educação pública: sujeitos e práticas. Integra o Comitê de Ética em Pesquisas com Humanos da UFV. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física (GEPPEF) no Curso de Licenciatura em Educação Física no Departamento de Educação Física na Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordena o Programa Residência Pedagógica - Educação Física, Campus Viçosa, MG.

Augusto Fernandes Condé, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, augusto.conde@ufv.br

Academico do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa.

Bolsista do GEPPEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física - UFV.

Maria Teresa Sudário Rocha, Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brasil, maria.rocha@unipaclafaiete.edu.br

Professora no curso de Educação Física da Faculdade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) Lafaiete. Coordenadora do Projeto de Iniciação Científica (PROBIC) - Percepções de Profissionais de Educação Física sobre o Treinamento Funcional e seus condicionantes para a saúde. Vice coordenadora do NESPI - Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Inclusão. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Metropolitana - SP. Especialista em Docência no Ensino Superior, pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais. Especialista em Treinamento Funcional para a Saúde e Condicionamento pela Facuminas. Especialista em Educação Física e Nutrição pela Faculdade Metropolitana - SP. Formada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto. Bacharela em Educação Física pela Faculdade Claretiano. Graduanda em Pedagogia pela FAVENI.

Yasmin Cristina Souza da Silva, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil, yasmin.souza@ufv.br

Academica do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universdiade Federal de Viçosa

Integrante do GEPPEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Educação Física

 

Downloads

Publicado

2024-04-17

Como Citar

ANTÔNIO PAIXÃO, J.; FERNANDES CONDÉ, A.; TERESA SUDÁRIO ROCHA, M.; CRISTINA SOUZA DA SILVA, Y. O papel da escola e da Educação Física no controle do sobrepeso e obesidade juvenil na perspectiva de professores atuantes no ensino superior. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.73421. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/73421. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais