Percepções de docentes em relação aos usos das TDIC nas aulas de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v27.79879Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Formação Continuada. Pesquisa Colaborativa. Educação FísicaResumo
Este artigo objetiva apresentar as percepções de docentes participantes de uma formação continuada quanto aos usos das TDIC nas aulas de Educação Física, levando, em consideração, as vivências e as experiências prévias/cotidianas deles/as em sala de aula. A fim de alcançar esse objetivo, foi utilizado o pressuposto teórico-metodológico das pesquisas colaborativas. Como atividade formativa, foi elaborado um mapa mental, estruturado em dois eixos: pontos negativos e pontos positivos. Cada eixo é com posto por três sínteses. As percepções dos/as docentes caminham no sentido de que os usos das TDIC podem ser tanto benéficos (Interação/Significação/Inovação) quanto maléficos (Dispersão/Distração/Dificuldade em controlar). Portanto, os usos das TDIC foram percebidos como sendo ambivalentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).