Percepções de docentes em relação aos usos das TDIC nas aulas de Educação Física

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.79879

Keywords:

Digital Information and Communication Technologies (DICT). Continuing Education. Collaborative Research. Physical Education

Abstract

This article aims to present the perceptions of teachers participating in continuing education regarding the uses of DICT in Physical Education classes, taking into account their experiences and previous/daily experiences in the classroom. To achieve this objective, the theoretical-methodological assumption of collaborative research was used. As a training activity, a mental map was created, structured around two axes: negative points and positive points. Each axis is composed of three syntheses. The teachers' perceptions tend towards the idea that the uses of DICT can be both beneficial (Interaction/Meaning/Innovation) and harmful (Dispersion/Distraction/Difficulty in Controlling). Therefore, the uses of DICT were perceived as being ambivalent.

Downloads

Author Biographies

André Magno Gomes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil amagno488@gmail.com

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Campus Sousa. Especialista em Educação Física Escolar. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Participou do projeto de extensão: liga de combate à obesidade infantil e do projeto de extensão MoviMente. Atuou como bolsista na área escolar pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e pela Residência Pedagógica (RP) durante os períodos de 2018 a 2019, também foi supervisor do PIBID entre os anos de 2022 a 2023. Foi presidente do conselho escolar durante os anos de 2021 a 2023. Tem como objeto de estudo as seguintes temáticas: I) Formação Inicial e Continuada; II) Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação e na Educação Física. Atualmente, professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Jaboatão dos Guararapes.

Marcio Romeu Ribas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil marcioromeu72@gmail.com

É licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996), foi estudante do mestrado na área de Teoria e Prática Pedagógica, no programa de pós-graduação em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Doutor em Educação ProPEd/UERJ. Professor Adjunto no Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os interesses de pesquisa são os seguintes temas: educação física escolar e literatura, educação física escolar e as narrativas em imagens (fotografia, cinema, literatura), práticas culturais de movimento nas suas relações com a vida cotidiana urbana, educação física e os povos indígenas da região norte do Brasil, história das práticas culturais de movimento e sua relação com a educação do corpo. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos em Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC/UFRN), do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM/UFRN), Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LaboMídia/UFSC), Grupo de Pesquisas Transdisciplinar em Comunicação e Cultura (Marginália/UFRN) e do Grupo de Estudos em Ludomotricidade (GEL/UFRN).

Published

2024-12-18

How to Cite

MAGNO GOMES DA SILVA, A.; ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA, M. Percepções de docentes em relação aos usos das TDIC nas aulas de Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.79879. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/79879. Acesso em: 2 apr. 2025.

Issue

Section

Artigos Originais