Da hospitalização para a prática corporal: análise qualitativa das vivências no projeto Respirar no Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75106Palavras-chave:
COVID-19, Políticas Públicas, Exercício FísicoResumo
A pandemia do coronavírus (covid-19) desencadeou uma avalanche de incessantes tentativas em busca por soluções para os diferentes desafios relacionados à saúde. Neste cenário, políticas públicas voltadas para auxiliar a população como o Projeto Respirar foram fundamentais para recuperar a funcionalidade cardiorrespiratória e física de pacientes. O objetivo deste estudo é apresentar as experiências de um grupo de ex-pacientes, e agora usuários do Projeto Respirar, desde a alta hospitalar até a alta ao final do projeto. A coleta de dados incluiu a realização de dois Grupos Focais. Os usuários relataram sentir muitos medos e incertezas no início da pandemia, contudo, após o ingresso no Projeto Respirar, mudanças aconteceram nas suas percepções de saúde, em seus comportamentos e hábitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).