A academia de musculação e seu impacto na construção de uma nova forma de consumo alimentar entre frequentadores da cidade de Vitória/ES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v27.76716Palavras-chave:
Corpo, Consumo, Mudança comportamental, Academia de ginástica e musculaçãoResumo
O foco deste artigo se dá na análise de mudanças na forma e nos produtos de consumo alimentar por parte de frequentadores de uma academia de musculação, localizada em Vitória/ES. Esta pesquisa parte do entendimento da academia como um local onde são engendrados vocabulários, códigos e rituais próprios. Toma-se a entrada e frequência na academia como o ponto gerador de mudanças comportamentais — e não apenas corporais — que acabam por ultrapassar o limite físico do espaço e reverberam em diversas práticas cotidianas dos frequentadores, tendo influído de maneira central em uma reformulação de práticas e produtos de consumo por parte dos alunos. Foca-se, com base nos resultados, na importância dada à alimentação por esse grupo, o que acabou por se confluir em uma nova forma e mercadorias de consumo, provocando alterações relacionais desses com a comida que passou a ser aceita e consumida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).