Relações de gênero no karatê: uma revisão integrativa

una revisión integradora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.79071

Palavras-chave:

Karatê, Gênero, Artes Marciais

Resumo

Objetivou-se investigar as relações de gênero no karatê. Adotou-se a revisão integrativa da literatura a partir das bases
SciELO, Lilacs e Scopus, em que seis textos compuseram o corpus deste trabalho. Dos estudos encontrados, cinco foram desenvolvidos entre 2018 a 2023 e cinco artigos foram desenvolvidos na Europa – Espanha, Inglaterra e Escócia – mostrando que este campo de estudos está centralizado nessas regiões. Nos espaços investigados, as mulheres precisam negociar sua participação a da adoção de posturas agressivas e combativas, concomitantemente, têm seu comportamento regulamentado pela feminilidade normativa, desencadeando maiores esforços para sua inclusão e permanência no karatê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Almeida Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Campos Sales, Ceará, Brasil george_almeida.lima@hotmail.com

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), membro do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE\UECE) e membro do grupo de estudos em sociologia do esporte (GESOE/ULBRA). Realiza pesquisas sobre os aspectos socioculturais da Educação Física, Sociologia do Esporte e Educação Física escolar.

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil daniel.vasques@ufrgs.br

Professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, onde fez estudos de pós-doutorado. Mestre e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Flávio Py Mariante Neto, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil flaviomariante@hotmail.com

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em ciências do movimento humano (UFRGS). Doutorado em ciências do Movimento humano (UFRGS). Participou do grupo de Estudos socioculturais em Educação Física (GESEF-UFRGS) entre 2007 e 2016. Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) desde 2016. Leciona disciplinas nas áreas das Lutas, Biomecânica, Teoria do treinamento, Psicologia do esporte, entre outras. Realiza orientações de estágio e TCC em várias áreas do conhecimento. Estuda, preponderantemente, aspectos psicossociais na área de lutas, artes marciais e esportes de combate. É coordenador do grupo de pesquisa em sociologia do esporte (GESOE), desde 2019.

Heraldo Simões Ferreira, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil heraldo.simoes@uece.br

Realizou pós doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de Educação Física Escolar (UNESP, 2016). Doutor em Saúde Coletiva (UECE, 2011). Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR, 2005). Especialista em Psicomotricidade (UECE, 2001). Aperfeiçoamento em Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas (UECE, 2012). Professor de Educação Física (UNIFOR, 1992) (CREF - 590 G/CE). É Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará desde 2005. É professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação da UECE - PPGE (Mestrado e Doutorado em Educação). É professor permanente e vice coordenador do Curso de Mestrado Profissional Ensino da Saúde - CMEPES/UECE. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE/UECE. 

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil rufinolg@unicamp.br

Bacharel (2010) e Licenciado (2013) em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP Rio Claro e em Pedagogia (2020). Especialista em Docência do Ensino Superior (2013). Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, área de concentração "Tecnologia nas Dinâmicas Corporais" (2012). Doutor (2018) em Ciências da Motricidade pela UNESP Rio Claro, área de concentração "Pedagogia da Motricidade Humana" e linha de pesquisa "Formação Profissional, Campo de Trabalho e Ensino de Educação Física", com estágio de pesquisa na Université de Montréal - UdeM - Canadá e no Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante - CRIFPE (PDSE - CAPES). Atualmente é professor doutor (categoria MS 3.1) na Faculdade de Educação Física - FEF, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. 

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

ALMEIDA LIMA, G.; GIORDANI VASQUES, D.; PY MARIANTE NETO, F.; SIMÕES FERREIRA, H.; GUSTAVO BONATTO RUFINO, L. Relações de gênero no karatê: uma revisão integrativa: una revisión integradora. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.79071. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/79071. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão