Valores normativos do instrumento para mensurar o conhecimento tático declarativo no basquetebol (IMCTD-BB) de jovens atletas
Palavras-chave:
Basquetebol, Conhecimento Tático, Percepção, Tomada de DecisãoResumo
O objetivo deste estudo foi estabelecer normas referentes ao conhecimento tático declarativo de jovens atletas de basquetebol. Participaram 1188 atletas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Utilizou-se, no estudo, o Instrumento para Mensurar o Conhecimento Tático Declarativo no Basquetebol (IMCTD-Bb). Foram apresentados os valores descritivos a respeito da pontuação dos atletas. Estabeleceu-se, de acordo com a faixa etária dos atletas de basquetebol e do estado, normas para o escore (percentis e quartis). Foi possível normatizar os valores obtidos pelos alunos no teste, tanto por estado quanto pela faixa etária. Pode-se utilizar os dados para diagnosticar o conhecimento tático declarativo de atletas, além de classificar os valores perante os pares da modalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).