Práticas corporais indígenas e educação física escolar: uma análise sobre a produção científica em periódicos nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75939

Palavras-chave:

Povos Indígenas, Educação Física Escolar, Práticas Corporais

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a produção de artigos científicos publicados em periódicos nacionais referentes à inserção das práticas corporais indígenas na Educação Física escolar. A pesquisa teve o recorte temporal de 2011 a 2021 e incluiu oito periódicos da área de Educação Física pertencentes ao WebQualis da CAPES A1~B2. Foram selecionados 16 estudos. Destes, apenas quatro estavam relacionados à Educação Física escolar. Concluímos que, apesar das práticas corporais indígenas estarem obrigatoriamente incluídas no conteúdo das aulas de Educação Física, as reflexões que cercam a temática são insuficientemente produzidas, tornando-se fundamental o aprofundamento na temática, visando a contribuir para a valorização da cultura dos povos originários.

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

FELIPE, D.; MARIA DA SILVA, R.; FOSTER GONDIM, D.; GERSON KOHL, H. Práticas corporais indígenas e educação física escolar: uma análise sobre a produção científica em periódicos nacionais. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.75939. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/75939. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão