Um modelo teórico de promoção da saúde para a educação física: a salutogênese em cena
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78460Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Senso de Coerência, Práticas Corporais, Exercício FísicoResumo
Este ensaio tem como objetivo apresentar e refletir sobre a salutogênese como modelo teórico de promoção da saúde para a Educação Física (EF). Criada pelo sociólogo Aaron Antonovsky, a salutogênese busca as origens das saúdes em contraponto com a patogênese, que foca nas origens das doenças. Apresentamos o modelo teórico, cujo coração reside no conceito de senso de coerência, e o adaptamos para o contexto da EF, do esporte e do lazer. O foco deixa de ser os fatores de risco e o adoecimento para se concentrar na potência de vida e na construção coletiva por condições de vida mais satisfatórias e dignas. Assim, a salutogênese é vista como profícua para ampliar as ações e pesquisas relacionadas à promoção da saúde na EF.
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