Um modelo teórico de promoção da saúde para a educação física: a salutogênese em cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78460

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Senso de Coerência, Práticas Corporais, Exercício Físico

Resumo

Este ensaio tem como objetivo apresentar e refletir sobre a salutogênese como modelo teórico de promoção da saúde para a Educação Física (EF). Criada pelo sociólogo Aaron Antonovsky, a salutogênese busca as origens das saúdes em contraponto com a patogênese, que foca nas origens das doenças. Apresentamos o modelo teórico, cujo coração reside no conceito de senso de coerência, e o adaptamos para o contexto da EF, do esporte e do lazer. O foco deixa de ser os fatores de risco e o adoecimento para se concentrar na potência de vida e na construção coletiva por condições de vida mais satisfatórias e dignas. Assim, a salutogênese é vista como profícua para ampliar as ações e pesquisas relacionadas à promoção da saúde na EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil oliveiravjm@gmail.com

Doutor e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018, 2014). Professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (FEFD/UFG). Professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF).

Publicado

2024-10-11

Como Citar

JOSÉ MACHADO DE OLIVEIRA, V. Um modelo teórico de promoção da saúde para a educação física: a salutogênese em cena. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.78460. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/78460. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios