Perspectivas atribuídas às relações entre corpo, saúde e lazer por professores(as) universitários(as) de Educação Física ao longo da trajetória docente
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v27.80851Palavras-chave:
Educação Física; Professores universitários; Corpo; Saúde; Trajetória docente.Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar e compreender como os(as) professores(as) universitários(as) de Educação Física de uma instituição pública de ensino relacionam as noções de corpo, saúde e lazer, isto é, diante da trajetória profissional. A partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas onze entrevistas semiestruturadas com oito professores e três professo ras, na faixa etária entre 40 e 64 anos, graduados(as) entre 1970 e 1990. Identificou-se como o “se exercitar” e o comer ficam en tremeados à sobrecarga laboral dos docentes e como tentam articular os comportamentos individuais ao contexto de trabalho na universidade.
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