Perspectivas atribuídas às relações entre corpo, saúde e lazer por professores(as) universitários(as) de Educação Física ao longo da trajetória docente

Autores

  • Roberta de Souza Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil robertaufrj92@gmail.com
  • Renato Cavalcanti Novaes Marinha do Brasil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil rennovaes@hotmail.com
  • Silvio de Cassio Costa Telles Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil telles.ntg@terra.com.br
  • Alan Camargo Silva Colégio Brasil de Ciências do Esporte (CBCE), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil alancamargo10@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.80851

Palavras-chave:

Educação Física; Professores universitários; Corpo; Saúde; Trajetória docente.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar e compreender como os(as) professores(as) universitários(as) de Educação Física de uma instituição pública de ensino relacionam as noções de corpo, saúde e lazer, isto é, diante da trajetória profissional. A partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas onze entrevistas semiestruturadas com oito professores e três professo ras, na faixa etária entre 40 e 64 anos, graduados(as) entre 1970 e 1990. Identificou-se como o “se exercitar” e o comer ficam en tremeados à sobrecarga laboral dos docentes e como tentam articular os comportamentos individuais ao contexto de trabalho na universidade.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

DE SOUZA GOMES, R.; CAVALCANTI NOVAES, R.; DE CASSIO COSTA TELLES, S.; CAMARGO SILVA, A. Perspectivas atribuídas às relações entre corpo, saúde e lazer por professores(as) universitários(as) de Educação Física ao longo da trajetória docente. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.80851. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/80851. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais