Corporalidade: possibilidade de um conceito a partir de uma revisão narrativa

POSIBILIDAD DE UN CONCEPTO DESDE UNA REVISIÓN NARRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77651

Palavras-chave:

Cor´´poralidade, Epistemologia, Educação Física

Resumo

Os conceitos de corporalidade e corporeidade têm sido empregados por autores de modo tanto a sinalizar diferenças
quanto sinônimos. O objetivo deste artigo é, pois, analisar a perspectiva epistemológica do conceito de corporalidade em textos da Educação Física brasileira publicados entre 2000 e 2020. Este é um trabalho qualitativo que assume os princípios metodológicos de uma revisão narrativa. Os resultados demonstram que autores da Educação Física tendem a usar esse conceito acionando noções que indiciam a presença do marxismo, embora tenham sido identificadas outras matrizes epistemológicas. Desse modo, conclui-se que o conceito corporalidade pode ser adotado no âmbito do materialismo dialético na educação física brasileira, apesar de sugerir novos estudos.

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Biografia do Autor

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil tadeujrbaptista@yahoo.com.br

Professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG.

Professor de Educação Física pela ESEFEGO.

Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNiversidade Federal de Goiás - FE/UFG.

Carlos Herold Junior, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil chjunior@uem.br

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Educação concluído na Universidade Estadual de Maringá (2000) e doutorado em educação obtido na Universidade Federal do Paraná (2006) com período sanduíche na Universidade de Estrasburgo. Foi professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO de 1999 a 2013, atuando na graduação em pedagogia e no programa de pós-graduação em educação.Também trabalhou como docente permanente e colaborador no programa de pós-graduação em educação da UFPR, na linha de pesquisa Trabalho, Tecnologia e Educação, de 2010 a 2014. Desde julho de 2013 atua no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - UEM, lecionando na graduação em Educação Física e como docente permanente no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL (PEF), no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM (PPE), na linha História e Historiografia da Educação e no curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Foi bolsista produtividade em pesquisa da Fundação Araucária-PR e do CNPq. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, com ênfase em História da Educação, História da Educação Física e Formação de Professores. Suas pesquisas ocupam-se da formação histórica da corporalidade, dos usos e representações do/sobre o corpo humano, bem como investigam as diferentes práticas, pensamentos e instituições educacionais que lançam mão de atividades corporais para o alcance de finalidades formativas. Nos últimos anos, grande atenção tem sido dada ao estudo das relações em corpo, educação e natureza por meio de uma abordagem histórica. Nesse recorte temático, a educação corporal existente no movimento escoteiro e no movimento nudo-naturista, existentes nas primeiras décadas do século XX, configuram-se objetos de pesquisa. Editor-chefe do Journal of Physical Education desde 2018 e Editor-chefe da Editora da UEM (Eduem), desde março de 2022.

Patrícia do Socorro Chaves de Araújo, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil patricia.daraujo@uepa.br

Doutoranda em Educação Física do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL) -Linha de Pesquisa - Trabalho e Formação em Educação Física. Possui Graduação (licenciatura Plena) em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA – 1994), Graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA - 2000). Possui Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar (UFPA - 1995). Possui Mestrado em Motricidade Humana pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2004). Possui Doutorado em Pedagogia da Educação Física (PUC-2012). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Pará. Professora do Núcleo de Esporte e Lazer (SEDUC /NEL), Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos de Lazer (GEL). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação física, educação, metodologia e ensino

Tereza Luiza de França, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil tereza.franca@ufpe.br

Graduada em Licenciatura Educação Física e Técnico Desportos UFPE(1975). Graduada em Educação Física Infantil-UPE (1972), Especialista Educação Física-UFPE(1997) Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente Professora Associada 3 -UFPE. Integrante de equipe do projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência ensino-pesquisa-extensão na área de Educação Física, com ênfase no Lazer. Atua nos seguintes temas: saberes, formação docente, profissional, corporeidade, cultura e prática pedagógica. Vice-Chefe do Departamento de Educação Física-UFPE. Orientadora no Mestrado em Educação na Universidade da Madeira. Coordenadora e Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas NIEL-DEF-UFPE no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa-CNPq. Presidente do Conselho Estadual de Políticas Culturais de Pernambuco. Membro do NDE-DEF-UFPE. Coordenadora do Estágio Supervisionado DEF-UFPE. Membro do NDE-DEF-UFPE

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

JOÃO RIBEIRO BAPTISTA, T.; HEROLD JUNIOR, C.; DO SOCORRO CHAVES DE ARAÚJO, P.; LUIZA DE FRANÇA, T. Corporalidade: possibilidade de um conceito a partir de uma revisão narrativa: POSIBILIDAD DE UN CONCEPTO DESDE UNA REVISIÓN NARRATIVA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.77651. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/77651. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão