CORPORALIDAD

POSIBILIDAD DE UN CONCEPTO DESDE UNA REVISIÓN NARRATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77651

Palabras clave:

Corporalidad, Espistemología, Educación Física

Resumen

Los conceptos de corporalidad y corporeidad han sido utilizados por los autores de maneras que señalan diferencias y sinónimos. El objetivo de este artículo es analizar la perspectiva epistemológica del concepto de corporalidad en los textos brasileños de educación física publicados entre 2000 y 2020. Se trata de un trabajo cualitativo que asume los principios metodológicos de una revisión narrativa. Los resultados demuestran que los autores de educación física tienden a utilizar este concepto, activando nociones que indican la presencia del marxismo, aunque se han identificado otras matrices epistemológicas. Así, se concluye que el concepto de corporalidad puede ser adoptado en el ámbito del materialismo dialéctico en la educación física brasileña a pesar de sugerir nuevos estudios.

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Biografía del autor/a

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil tadeujrbaptista@yahoo.com.br

Professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG.

Professor de Educação Física pela ESEFEGO.

Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNiversidade Federal de Goiás - FE/UFG.

Carlos Herold Junior, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil chjunior@uem.br

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Educação concluído na Universidade Estadual de Maringá (2000) e doutorado em educação obtido na Universidade Federal do Paraná (2006) com período sanduíche na Universidade de Estrasburgo. Foi professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO de 1999 a 2013, atuando na graduação em pedagogia e no programa de pós-graduação em educação.Também trabalhou como docente permanente e colaborador no programa de pós-graduação em educação da UFPR, na linha de pesquisa Trabalho, Tecnologia e Educação, de 2010 a 2014. Desde julho de 2013 atua no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - UEM, lecionando na graduação em Educação Física e como docente permanente no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL (PEF), no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM (PPE), na linha História e Historiografia da Educação e no curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Foi bolsista produtividade em pesquisa da Fundação Araucária-PR e do CNPq. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, com ênfase em História da Educação, História da Educação Física e Formação de Professores. Suas pesquisas ocupam-se da formação histórica da corporalidade, dos usos e representações do/sobre o corpo humano, bem como investigam as diferentes práticas, pensamentos e instituições educacionais que lançam mão de atividades corporais para o alcance de finalidades formativas. Nos últimos anos, grande atenção tem sido dada ao estudo das relações em corpo, educação e natureza por meio de uma abordagem histórica. Nesse recorte temático, a educação corporal existente no movimento escoteiro e no movimento nudo-naturista, existentes nas primeiras décadas do século XX, configuram-se objetos de pesquisa. Editor-chefe do Journal of Physical Education desde 2018 e Editor-chefe da Editora da UEM (Eduem), desde março de 2022.

Patrícia do Socorro Chaves de Araújo, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil patricia.daraujo@uepa.br

Doutoranda em Educação Física do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL) -Linha de Pesquisa - Trabalho e Formação em Educação Física. Possui Graduação (licenciatura Plena) em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA – 1994), Graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA - 2000). Possui Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar (UFPA - 1995). Possui Mestrado em Motricidade Humana pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2004). Possui Doutorado em Pedagogia da Educação Física (PUC-2012). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Pará. Professora do Núcleo de Esporte e Lazer (SEDUC /NEL), Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos de Lazer (GEL). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação física, educação, metodologia e ensino

Tereza Luiza de França, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil tereza.franca@ufpe.br

Graduada em Licenciatura Educação Física e Técnico Desportos UFPE(1975). Graduada em Educação Física Infantil-UPE (1972), Especialista Educação Física-UFPE(1997) Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente Professora Associada 3 -UFPE. Integrante de equipe do projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência ensino-pesquisa-extensão na área de Educação Física, com ênfase no Lazer. Atua nos seguintes temas: saberes, formação docente, profissional, corporeidade, cultura e prática pedagógica. Vice-Chefe do Departamento de Educação Física-UFPE. Orientadora no Mestrado em Educação na Universidade da Madeira. Coordenadora e Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas NIEL-DEF-UFPE no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa-CNPq. Presidente do Conselho Estadual de Políticas Culturais de Pernambuco. Membro do NDE-DEF-UFPE. Coordenadora do Estágio Supervisionado DEF-UFPE. Membro do NDE-DEF-UFPE

Publicado

2024-09-13

Cómo citar

JOÃO RIBEIRO BAPTISTA, T.; HEROLD JUNIOR, C.; DO SOCORRO CHAVES DE ARAÚJO, P.; LUIZA DE FRANÇA, T. CORPORALIDAD: POSIBILIDAD DE UN CONCEPTO DESDE UNA REVISIÓN NARRATIVA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.77651. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/77651. Acesso em: 18 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos de Revisão